Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE JULHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE JULHO! - Gente de Opinião

HOJE É

Dia do Hospital (Decreto nº 50.871/1961), Dia do Bombeiro Brasileiro, 

Dia Internacional do Cooperativismo (ONU), Dia Mundial dos OVNIS. Dia da Independência da Bahia. 

Católicos lembram  São Bernardino Realino, São Processo e São Martiniano

RONDÔNIA

2008 – Entra em vigor a Lei 11.685, o Estatuto do Garimpeiro.


BRASIL

1824 — Proclamada em Pernambuco a Confederação do Equador. 1856 – Dom  Pedro II assina o Decreto Imperial nº 1.775 criando o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. 1940 – O presidente Getúlio Vargas assina lei que regulamenta o salário mínimo no Brasil. 2011 - Morre o ex-presidente da Itamar Franco (m 1930). 

MUNDO

1494 — O Tratado de Tordesilhas é ratificado pela Espanha. 1505 — A aparição da Virgem Maria a um pastor espanhol, origina a veneração mariana da Virgem do Caminho. 1698 — Thomas Savery patenteia o 1º motor a vapor. 1877 - Nasce do escritor alemão Hermann Hesse.   


FOTO DO DIA

Em várias das muitas vezes que “filei” café com tapioca na casa do jornalista e historiador Esron Penha de Menezes (1914/2009), ouvi dele a história de como se viu, de repente, comandante bombeiro. Esron foi uma espécie de homem de confiança de vários governadores do Território e prefeitos de Porto Velho. Em 1944 Esron foi mandado, pelo governador Aluízio Ferreira para recrutar nordestinos que vinham como “soldados da borracha”. Segundo ele “a ordem era recrutar só quem sabia ler”, e foi assim que se formou o primeiro contingente da Guarda Territorial, em 1977 Polícia Militar. Sobre os bombeiros: “Em 1952 o governador Petrônio Barcelos me chamou para dizer que eu ia fazer um curso de bombeiros no Rio de Janeiro. Fui com outro funcionário, o Donizete Dantas, e ao voltar fomos designados para a nova corporação, eu como comandante”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)