Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Profissional de Informática. Dia do Guarda Noturno. Dia do Profissional da Inovação. Ctólicos lembram São Josão da Cruz, São João de Brébeuf e São Isaac Jogues.

FATOS:  — 1900 — Max Planck descobre a Lei de Planck para radiação de corpo negro. 1901 — Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch. 1943 — A estreptomicina, o primeiro remédio antibiótico para tuberculose, é isolada por pesquisadores da Universidade Rutgers. 1960 — Os Estados Unidos impõem um embargo comercial quase total a Cuba. 1979 — Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. 1913 — Nasce Vinícius de Moraes, diplomata, poeta e compositor brasileiro. 1922 — Nasce Dias Gomes, teatrólogo e novelista brasileiro. 1907 — Morre  o médico brasileiro Eduardo Chapot Prévost, primeiro no mundo a fazer, com sucesso, a  separação de irmãs siamesas. E, naquela operação tornou-ser ainda o primeiro cirurgi]ao a usar luvas na circurgia.  1909 — Morre César Lombroso, médico, criminalista e pesquisador espírita italiano, fundador da georia da antropologia criminal. 2016- O deputado cassado Eduardo Cunha, do PMDB, é preso pela Polícia Federal, acusado de receber propina em contratos de exploração de petróleo no exterior e de ter contas irregulares na Suíça.

FOTO DO DIA: Década de 1970, rodovia BR-425, ligação de Guajará-Mirim  a Abunã. Inverno pesado e estrada inteiramente transformada em lamaçais que não só atolavam os veículos mas, também, os prendiam na lama viscosa. Muita gente descia dos veículos e seguiam a pé rumo à BR-364, também cheia de lama e atoleiros, na tentativa de conseguir uma carona num caminhão rumo a Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA  - Ninho de campeões espera a melhor oferta

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA - Ninho de campeões espera a melhor oferta

“A quadra do Flamengo está à venda”. Ontem pela manhã o grande nome do vôlei rondoniense, que liderou a primeira conquista nacional do esporte do entã

NO MUNDO DOS ESPORTES - Hoje tem Fera da Zona da Mata x Jaconeros

NO MUNDO DOS ESPORTES - Hoje tem Fera da Zona da Mata x Jaconeros

GUAPORÉ (RO) X JUVENTUDE (RS)O Guaporé (de Rolim de Moura), depois de eliminar o Galvez (AC), vai ter um “osso duro de roer” nesta quinta-feira contra

NO MUNDO DOS ESPORTES - 24 times disputam vaga na Copa do Brasil 2027

NO MUNDO DOS ESPORTES - 24 times disputam vaga na Copa do Brasil 2027

COPA VERDEDividida em Copas Norte e Centro Oeste, a CBF sorteia nesta terça-feira os jogos que apontarão o campeão da Copa Verde. Os clubes da Copa No

NO MUNDO DOS ESPORTES - Fifa com novas regras na Copa

NO MUNDO DOS ESPORTES - Fifa com novas regras na Copa

SERÁ QUE VAI?Sábado, 28, a Fifa anunciou cinco mexidas nas regras até agora vigentes no futebol, todas em vigor na Copa deste ano. Veja aí: 1ª - Conta

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)