Quinta-feira, 19 de maio de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE]
Dia Mundial do Médico da Família. Dia dos Acadêmicos do Direito. Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano. Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia do Físico. Dia do Defensor Público. Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.
Católicos lembram Santo Ivo. São Crispim de Viterbo. São Partênio, São Colágero, São Urbano I e São Celestino.
BRASIL
2002 — Nascida na Itália, mas criada no Brasil, Madre Paulina torna-se a 1ª brasileira considerada Santa pelo Vaticano. 2006 - Vitor Negrete morre horas após se tornar o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest pela face norte.
MUNDO
1802 — Napoleão Bonaparte funda a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das mais importantes do mundo. 1905 — Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade. 1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt-Rondon pela Amazônia.
FOTO DO DIA
Há 107 anos o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, retornava da Amazônia para Nova Iorque sendo recebido como herói. Ele já participara de outras expedições e ao ser derrotado na tentava de um terceiro mandato presidencial decidiu conhecer a Amazônia, no que ele chamou de “sua última chance de ser um garoto”. O governo brasileiro designou o então coronel Candido Rondon, que só aceitou a ordem com a condição, a de que explorariam “Rio da Dúvida” (), assim chamado por que não se sabia onde desembocava e que após a expedição foi rebatizado “Rio Roosevelt”. F. Refeição da expedição: Rondon é o 2º da esquerda p/direita e Roosevelt o 2º da direita p/esquerda. () Ver “O Rio da Dúvida”, da autora Candice Millard.
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)