Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Em Porto Velho: Dia Municipal do Tacacá

Dia dos Símbolos Nacionais. Dia Nacional da Televisão (Lei 10.255/2001). Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. 

Católicos lembram Santa Sofia, São Pânfilo de Cesaréia, São José de Cupertino.

RONDÔNIA

1946 – Promulgada a quarta Constituição Federal. Ela estabelece que o Território, criado em 1943, e instalado em 1944, teria elegeria um deputado federal - o eleito foi o ex-governador do Território Aluízio Pinheiro Ferreira. Só em 1978, última eleição do Território Federal, Rondônia elegeu dois deputados.

BRASIL

1946 - Nasce Joel Camargo, da seleção brasileira tricampeã em 1970, primeiro jogador negro a denunciar o racismo no futebol.  1950 — O jornalista Assis Chateaubriand inaugura TV Tupi em São Paulo, a 1ª emissora de TV do Brasil, integrando-a à rede dos Jornais e Diários Associados. 1969- A nova lei de segurança nacional institui a prisão perpétua e a pena de morte no Brasil. 2002 – Morre Mauro Ramos de Oliveira, campeão mundial em 1958 e capitão do Brasil no bicampeonato em 1962. 

MUNDO

1499- Vasco da Gama, descobridor do caminho marítimo para as Índias,  volta da Índia e entra triunfalmente em Lisboa. 1809 — É inaugurada a Royal Opera House em Londres. 1851 — Primeira publicação do The New-York Daily Times, que mais tarde se torna The New York Times. 1865- Acaba a guerra do Paraguai. 1977 — O satélite (EUA) Voyager 1 tira a primeira fotografia distante da Terra e da Lua juntas. 1997 — É adotada a Convenção sobre a Proibição de Minas Antipessoais. 1999- O inventor Percy Spencer é reconhecido no Hall da Fama pela criação do forno de micro-ondas.  

FOTO DO DIA

Pela quarta vez, desde 2017, Porto Velho comemora o Dia Municipal do Tacacá (Lei 2455/17) patrimônio cultural de Porto Velho. Bebida de origem indígena, ganhou característica moderna com a inclusão do camarão como um dos ingredientes. O folclorista Câmara Cascudo considerava o tacacá como “uma sopa indígena” preparada com um caldo amarelado, o “tucupi”, depois misturado a uma massa de goma de fazer tapioca, camarão, jambu, servido bem quente em cuias. A bebida foi trazida para Porto Velho provavelmente pela vinda de muitos paraenses e amazonenses a partir da década de 1930. Há quase 50 anos a “Banca da Dona Darli” na esquina da Rio Branco com a Gonçalves Dias, é ponto tradicional para muitos velhos e novos portovelhenses. Neste sábado a data será comemorada a partir das 17 horas no Mercado Cultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)