Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE FEVEREIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE FEVEREIRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1919 – Chega a Porto Velho o reverendo Eurico A. Nelson, da Igreja Batista, que realiza o seminário com o tema “Vencer”. Em 1974 – Eleita da primeira diretoria da OAB/RO, sendo eleito o advogado Fouad Darwich Zacharias, que já vinha presidindo a Comissão organizadora.

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo. Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Católicos lembram São Simeão,  aparentado de Jesus e sucessor de São Tiago Menor no bispado de Jerusalém. São Teotônio e beato João de Fisieole (Fra Angélico)

FATOS

1546 - Morre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante  1564 – Falece um dos grandes nomes do renascentismo, Michelangelo. 1808 — Dom João VI cria a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola de medicina do Brasil.  1934 - Noruega promulga lei que permite às mulheres acesso a todos cargos oficiais do Estado e da Igreja. 1942 -  O navio brasileiro Olinda é torpedeado ao largo da costa do estado da Virgínia (EUA) por um submarino alemão e isso leva o Brasil a declarar guerra aos nazistas. 1986 – Primeira cirurgia de transplante de fígado no Brasil. O paciente é menino Leandro Batista dos Santos, 2 anos. 1986 – Falece  Nelson Cavaquinho, músico brasileiro, autor de clássicos como “Juízo Final”. 2006 – No maior show da carreira do Rolling Stones, a banda tocou para 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana. 

FOTO DO DIA

Na história das religiões em Rondônia, um fato importante marca a data de hoje, 18 de fevereiro: a chegada do pastor Batista Eurico Alfredo Nelson, para realizar um seminário denominado “Vencer”, que teve como palco o prédio chamado “Vaticano”, pertencente à administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré,  que também foi usado pelos primeiros cultos católicos na cidade que ainda estava se formando. Nelson era um “bandeirante” do evangelho na visão Batista. Fundou a I Igreja Batista de Belém, Manaus e Porto Velho Na esquina das ruas Duque de Caxias com a Presidente Dutra), sendo cognominado pela direção mundial da Igreja Batista como  “O Apóstolo da Amazônia”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)