Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE MARÇO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1987 – Toma posse o primeiro governador eleito do Estado de Rondônia, o ex-deputado federal Jerônimo Santana


COMEMORA-SE

Dia da Escola; Dia Mundial do Direito do Consumidor, Dia Internacional do Consumidor. Católicos lembram Santa Luíza de Marillac, Santo Clemente Maria Hofbauer, São Longuinho, B. Artemide Zati. 

FATOS

44 a.C. — Júlio César, imperador romano, é morto a facadas por  Marco Júnio Bruto, que ele chamava de “filho”. 1493 — Cristóvão Colombo retorna à Espanha depois de sua primeira viagem à América. 1545 — Primeira sessão do Concílio de Trento, iniciando a contrarreforma em resposta à dissidência de Martinho Lutero. 1789 — Joaquim Silvério dos Reis denuncia  ao Visconde de Barbacena a Inconfidência Mineira. 1944 – A Força Expedicionária Brasileira participa da tomada de Monte Cassino (Itália). 1956 – O presidente JK cria a empresa Novacap, para organizar a ocupação do solo de Brasília. 1967 — O Brasil passa a ser denominado "República Federativa do Brasil". 1975 – Implantação do Estado do Rio de Janeiro, fundindo o Rio com o Estado da Guanabara. 1985 — Término o período de governos militares no Brasil.   1991 – O médico Osvaldo Piana, ex-deputado estadual,  toma posse como governador do Estado, único natural de Rondônia a ocupar a função  2001 — Três explosões destroem a Plataforma P-36 da Petrobras na Bacia de Campos, com 81 mortes de trabalhadores.

FOTO DO DIA

Há 34 anos o Estado de Rondônia, instalado em 1983, teve a posse de seu primeiro governador eleito, Jerônimo Garcia de Santana, goiano, que em 1985 foi o primeiro prefeito eleito de Porto Velho desde 1925. Chamado de “Doutor Bengala”, por amigos e adversários, Jerônimo liderou o MDB rondoniense, sendo eleito deputado federal em 1970, 71 e 78. Em 1981 na votação do projeto de criação do Estado saiu do plenário para não votar. Em 1986 foi eleito governador de Rondônia, com 153 mil votos. Desde a instalação do Território, em 1944, foi o 30º cidadão a assumir o governo. Durante a discussão da Constituição de 1989 Jerônimo tentou mudar a capital para a região próxima a Ji-Paraná, através de proposta do deputado Edson Fidelis, com base política naquele município, mas foi derrotado numa articulação liderada pelo deputado Amizael Silva, relator da Carta. Jerônimo (mão direita no quadril) tentou duas vezes voltar a ter mandato, sem conseguir. Morreu em setembro de 2014.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

Até poucos anos a Arler,  Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa.  Na foto  posse de uma das diretorias da en

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)