Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE FEVEREIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE FEVEREIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância. Iluminação de Shakyamuni - Mahanirvana (Festa Budista). Na Roma Antiga, era o segundo dos três dias das Lupercais, festival de fertilidade.e Católicos lembram Santo Onésimo, Santo Faustino, Santo Cláudio Colombiere e Santa Jovita. 

FATOS

1493 — Cristóvão Colombo, escreve relatório descrevendo suas descobertas e os itens inesperados que encontrou no Novo Mundo. 1500 - D. Manoel nomeia Pedro Álvares Cabral capião-mor da armada portuguesa. 1564 — Nasce Galileu Galilei, matemático, astrônomo e físico italiano  1710 - É instalada a vila do Recife. 1841 — Nasce Campos Sales,  quarto presidente da República, entre 1898 e 1902.  1875 - É publicado O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz. 1878 — Fundação do Theatro da Paz em Belém do Pará. 1894 – Nasce Osvaldo Aranha, que presidiu a primeira sessão especial ONU, que permitiu a criação do Estado de Israel e foi, por isso, indicado em 1948 para o Prêmio Nobel da Paz. 1894 — Inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo. 1946 – A  Universidade da Pensilvânia, EUA, entrega o primeiro computador eletrônico, o Eniac, pesando 32 toneladas e tinha mais de 30 metros. Publicado o primeiro esboço completo do genoma humano na revista científica Nature.  2003 - O Vaticano abre os arquivos secretos sobre as relações com a Alemanha Nazista.

FOTO DO DIA

Só para recordar. Balcão do nível superior do aeroporto Belmont, em Porto Velho, onde as pessoas ficavam observando o movimento dos aviões ou, então, esperando a chegada de amigos ou parentes. No Belmont, cujas primeiras operações aconteceram no final da década de 1960, ainda de forma precária, depois de reforma ganhou nova estrutura, incluindo um restaurante e era comum as pessoas irem para lá olhar o chega/parte de pessoas e aviões. Era um local para os que saíam de festas irem tomar um caldo ante de seguirem para outros rumos. Com sua nova arquitetura, o local foi batizado de “Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira”, mas as pessoas não contam mais com o espaço onde se acotovelavam para ver quem sai ou chega.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)