Segunda-feira, 14 de setembro de 2020 - 08h45

RONDÔNIA: Em 2011 - O Ibama emitiu a licença de operação para a Hidrelétrica de Santo Antônio, para iniciar a geração de energia elétrica, além da autorização de resgate de fauna. A usina, no rio Madeira, em Rondônia, terá capacidade de 3.150 MW e o reservatório uma área de 546 Km².
COMEMORA-SE: Dia da Exaltação da Santa Cruz; Dia do Frevo; Dia Internacional da Capivara. Católicos lembram São Alberto.
FATOS: 1210 — Fundação da Ordem da Santa Cruz pelo beato Teodoro de Celles. 1321 — Morre o poeta Dante Alighieri, escritor italiano. 1524 — Fundação em Roma da Ordem dos Clérigos Regulares por Caetano de Thiene e Gian Pietro Carafa. 1752 — O Império Britânico adota o calendário gregoriano, saltando onze dias (o dia anterior foi 2 de setembro). 1769 — Nasce Alexander von Humboldt, naturalista alemão, cientista voltado para a meteorologia, geofísica etc. 1812- O exército de Napoleão invade Moscou, mas um incêndio provocado pelos moradores expulsa os franceses. 1844- O Brasil reconhece a independência do Paraguai. 1930- O Partido Nacional Socialista de Hitler se torna o segundo maior partido no parlamento alemão. 1960 - É fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). 1973- A candidatura do general Ernesto Geisel à presidência é homologada pela Arena 1974 — Inaugurada a Linha Azul, a primeira linha do Metrô de São Paulo. 1998 — João Paulo II publica a encíclica "Fides et Ratio" (A Fé e a Razão).
FOTO DO DIA: E vamos frevar. Dança originada de Pernambuco, o frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira uma fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e com forte influência da capoeira na execução dos passos O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda. Do ritmo mais rápido, das bandas de músicas marciais, surgiu a dança do frevo, nos desfiles antigos de carnaval, quando jogadores de capoeira abriam o caminho para os músicos passarem pela multidão. O frevo mistura passos de ballet, capoeira e cossacos. É uma das manifestações culturais mais conhecidas na região Nordeste do país, com forte destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife. Considerada dança popular, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2007.
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)