Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Seguro e do Segurador. 

Católicos lembram Santa Corona. São Miguel Garicots. São Matias (sucedeu a Judas Escariotes)

RONDÔNIA

1950  - Os radiotécnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam uma empresa com o nome de fantasia “Rádio Caiary”. 1985 – Criada a Faculdades Integradas de Cacoal (mais tarde União das Escolas Superiores de Cacoal – Unesc), a primeira faculdade particular de Rondônia.


BRASIL

1952 – Primeira exibição do esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, a “Esquadrilha da Fumaça”. 1976 – Inauguração do SBT, antes TVS Rio. 2005 – Tornam-se públicas as denúncias de compra de deputados pelo PT, é o Escândalo do Mensalão. 2015 – O STF reconhece o poder investigatório do Ministério Público Federal. 

MUNDO

1811 – Circula o “Idade d’Ouro do Brazil”, primeira gazeta da Bahia. 1897 - O físico italiano Guglielmo Marconi fez sua primeira transmissão de rádio. 1939 – A menina peruana Lina Medina, aos 5 anos de idade, é a mais jovem mãe da história da Medicina. 1948 – Proclamadas a Independência e a criação do Estado de Israel. 1998 - Morre Frank Sinatra, principais sucessos My Way e The Lady is a Tramp. Em 1980 Sinatra cantou no Maracanã, com plateia de 175 mil pessoas.

FOTO DO DIA

Entre os anos 2006 a 2016 uma publicação quinzenal voltada para a cultura e a história portovelhense era distribuída gratuitamente, servindo inclusive para trabalhos escolares de nível superior na capital rondoniense, o “Leitura no Ônibus”, cujos exemplares eram encontrados em escolas, ônibus, restaurantes, repartições públicas e outros locais. O hebdomadário tinha como editor e diretor o escritor e palestrante Luiz Carlos Cavalcanti que, como disse ele em várias entrevistas, buscava oferecer ao morador da capital o conhecimento de sua própria cultura, sua história, eventos culturais e personagens, além da oferta de uma degustação literária rápida e objetiva. Luiz Carlos Cavalcanti é autor dos livros “O vendedor lojista” (marketing pessoal e técnicas de vendas), “Entre erros e Acertos” (romance) e “O homem que queria ser enterrado nu” (contos e crônicas).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)