Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia do Lavador de Carros. Dia do Manobrista de Carro. Ano Novo – para os sérvios ortodoxos. Católicos lembram Santa Elisabete Ana Bayley, primeira norte-americana canonizada. São Pedro Donders e São Félix de Nola.

FATOS

1742 - Morre o astrônomo Edmund Halley, descobridor de vários corpos celestes, entre os quais o cometa que tem o seu nome. 1876 - O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell. 1892 – Nasce Martin Niemöller, pastor e teólogo alemão, inimigo público do nazismo. 1898 - Morre Lewis Carroll, escritor inglês autor de Alice no País das Maravilhas. 1935 – O presidente Getúlio Vargas compõe comissão para implantar o salário mínimo. 1943 – O presidente Franklin D. Roosevelt (EUA)  e o primeiro-ministro Winston Churchill (ENG) iniciam a Conferência de Casablanca para discutir estratégias e estudar a próxima fase da II Guerra Mundial.  1973 — Transmissão ao vivo via satélite do concerto de Elvis Presley, Aloha from Hawaii, marca o recorde como a transmissão mais assistida por um animador individual na história da televisão. 1974 - O general Ernesto Geisel é eleito presidente da República. Ele assumiria no dia 15 de março. 2000 - Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeira vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos. 

FOTO DO DIA

Martin Niemöller, pastor luterano, foi um grande inimigo público do nazismo, na Alamenha. Seu poema sobre a omissão e falta de solidariedade humana deveria estar em todas salas de aula: "Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu fiquei em silêncio; eu não era comunista.//Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu fiquei em silêncio; eu não era um socialdemocrata.//Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista.//Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu.//Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar."

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)