Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia do Lavador de Carros. Dia do Manobrista de Carro. Ano Novo – para os sérvios ortodoxos. Católicos lembram Santa Elisabete Ana Bayley, primeira norte-americana canonizada. São Pedro Donders e São Félix de Nola.

FATOS

1742 - Morre o astrônomo Edmund Halley, descobridor de vários corpos celestes, entre os quais o cometa que tem o seu nome. 1876 - O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell. 1892 – Nasce Martin Niemöller, pastor e teólogo alemão, inimigo público do nazismo. 1898 - Morre Lewis Carroll, escritor inglês autor de Alice no País das Maravilhas. 1935 – O presidente Getúlio Vargas compõe comissão para implantar o salário mínimo. 1943 – O presidente Franklin D. Roosevelt (EUA)  e o primeiro-ministro Winston Churchill (ENG) iniciam a Conferência de Casablanca para discutir estratégias e estudar a próxima fase da II Guerra Mundial.  1973 — Transmissão ao vivo via satélite do concerto de Elvis Presley, Aloha from Hawaii, marca o recorde como a transmissão mais assistida por um animador individual na história da televisão. 1974 - O general Ernesto Geisel é eleito presidente da República. Ele assumiria no dia 15 de março. 2000 - Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeira vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos. 

FOTO DO DIA

Martin Niemöller, pastor luterano, foi um grande inimigo público do nazismo, na Alamenha. Seu poema sobre a omissão e falta de solidariedade humana deveria estar em todas salas de aula: "Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu fiquei em silêncio; eu não era comunista.//Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu fiquei em silêncio; eu não era um socialdemocrata.//Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista.//Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu.//Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar."

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE MARÇO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE MARÇO!

COMEMORA-SEDia Internacional da Mulher. Dia do Telefone. Dia Mundial do Rim. Católicos lembram São João de Deus, precursor do método psicanalítico e p

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE MARÇO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE MARÇO!

COMEMORA-SEDia Nacional da Advocacia Pública. Dia do Fuzileiro Naval,  data da chegada da Brigada Real da Marinha Portuguesa (que originou o Corpo dos

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE MARÇO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE MARÇO!

RONDÔNIAEm 1936 – O capitão Aluízio Pinheiro Ferreira, diretor-geral da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré defende, na “Sociedade dos Amigos de Alberto T

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 5 DE MARÇO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 5 DE MARÇO!

COMEMORA-SEDia do Filatelista brasileiro. Dia Nacional da Música Clássica (homenagem ao nascimento de Villa  Lobos). Dia da Integração Cooperativista.