Segunda-feira, 14 de abril de 2025 - 07h55

RONDÔNIA
1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne, e a Superintendência (Prefeitura) inaugura um barracão onde será a feira do produtor.
1955 – A Campanha Nacional Contra a Tuberculose (MS) vai construir, em parceria com o Governo do Território, um hospital específico para tratamento de infectados por essa doença.
1960 – O navio Rio Tubarão ancora em Porto Velho trazendo equipamentos pesados e uma turma de operários para abrir a BR-29, atual BR-364.
1977 – Nomeado pelo governador Humberto Guedes o major EB Ivo Célio da Silva, comissionado coronel PM, é o 1º comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia.
1984 – O Procurador-geral do Estado Cezar Ribeiro, denuncia ameaças feitas pelo empresário Mário Calixto, após decisão judicial relativa a área na gleba Milagres em Porto Velho.
1990 - A Varig e o hotel Vila Rica (PVh) trazem turistas de vários estados, para ver a peça “O Homem de Nazaré” (Grupo Teatral Êxodo), na Jerusalém da Amazônia, Km 14 da BR-364.
HOJE É
Dia do Técnico em Serviços de Saúde. Dia Internacional do Café. Dia Pan-Americano. Dia Mundial do Combate à Doença de Chagas. Dia Nacional do Neurocirurgião.
Católicos celebram Santa Liduína (Lidvina), Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo,
BRASIL
MUNDO
1912 — Em sua 1ª viagem, e citado como “inafundável”, o navio “Titanic” afunda no Atlântico Norte. 1956 — Em Chicago, a 1ª demonstração do videotape. 2003 — O Projeto do Genoma Humano conclui o sequenciamento do genoma com precisão de 99,99%.
FOTO DO DIA
WILSON CAMARGO, QUEM FOI?
O engenheiro Wilson Barros Camargo, em Vilhena, é a mais antiga do sul rondoniense. O homenageado foi o chefe do grupo responsável pela abertura do trecho Padronal (MT)/Vilhena/Pimenta Bueno, total de 287Kms, dos quais menos de 50 Kms em solo matogrossense.
A escola, que inicialmente funcionou em duas pequenas salas, teve sua instalação liderada pelo morador Wilson Coutinho, em 1960, quando o governador do Território, Milton Lima, e o diretor de Educação Ary Tupinambá Pena Pinheiro, assinaram o Decreto nº 353, criando a Escola Wilson Camargo.
O local era onde aconteciam atividades religiosas, reuniões comunitárias e local em que a população escolheu o morador Renato Coutinho dos Santos, como prefeito distrital.
Ali, vez por semana, o 5º BEC realizava a “hora cívica”, com hasteamento da Bandeira do Brasil e canto do Hino Nacional.
Foto engenheiro Wilson Camargo/acervo Júlio Olivar.
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)