Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE JANEIRO! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - BOM  DIA 12 DE JANEIRO! RONDÔNIA - Gente de Opinião

Em 1945 – O Ministério da Guerra cria com sede em Porto Velho a  2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de auxiliar na abertura de uma estrada no sentido sul do então Território. Em julho a obra foi suspensa, quando desapareceu o tenente engenheiro Fernando, num episódio de “n” versões e nenhuma solução.


COMEMORA-SE

Dia do Empresário Contábil. Católicos lembram São Antônio Maria Pucci, São Bento Biscop e São Arcádio.

FATOS

Em 1616 – No lugar depois chamado “Forte do Castelo”, Francisco Caldeira Castelo Branco cria a cidade de Belém, depois capital do Pará. 1861 — O imperador Dom Pedro II cria a Caixa Econômica da Corte, depois Caixa Econômica Federal. 1873 – Nasce Spiridon Louis, atleta grego, primeiro vencedor da Maratona, nos Jogos Olímpicos, na Grécia, em 1896. Em 1914 – Nasce Orlando Villas-Bôas, sertanista e indigenista brasileiro, idealizador do Parque do Xingu.  1998 - Dezenove países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos, o primeiro texto jurídico internacional sobre o assunto. 2001 – Morre Adhemar Ferreira da Silva, único brasileiro bicampeão olímpico de Atletismo – salto triplo (1952 e 1956.  2010 — terremoto em Haiti mata mais de 100 mil pessoas, dentre elas a fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns e vários militares brasileiros da Força de Paz da ONU. 2011 — Enchentes e deslizamentos de terra atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, no pior desastre climático do Brasil, com 916 mortes.

FOTO DO DIA

Em 1975 - Civismo na cidade que nascia. Desfile da Pátria no ainda distrito de Cacoal, que só seria município em 1977, uma cidade que surgiu pela insistência dos migrantes que paravam ali e acabaram se instalando e, como muitas do atual Estado de Rondônia, surgiria do nada, se desenvolveria como todas as outras, mais pela vontade e coragem de quem veio desbravar  região e fez tanto, como tantos outros que já estavam aqui, que criaram as condições para o Território ser uma coisa do passado histórico.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE JANEIRO!

RONDÔNIAEm 1964 – Alberto Alvarenga Mafra assume como o 18 º governador do Território Federal, criado com o nome de Guaporé, mas desde 1956 Rondônia.

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia da Gula. Católicos lembram Santa Paula, São Timóteo e São Tito.FATOSEm 1500 – O navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón registrou que n

JANEIRO O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO!

JANEIRO O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO!

RONDÔNIAEm 1904 – A Câmara Federal aprova a Lei nº 5, abrindo crédito para atender despesas geradas pelo Tratado de Petrópolis. 1926 – Liderados pelo

DIA 21 O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE JANEIRO!

DIA 21 O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia Mundial da Religião  e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.  Católicos lembram Santa Inês. FATOS1525 — Fundado o Movimento