Terça-feira, 10 de junho de 2025 - 07h50
RONDÔNIA
1920 – Editorial do jornal Alto Madeira, a favor da ampliação da plantação de seringueiras, e de outras atividades econômicas, foi elogiado pelo jornal “Estado de S. Paulo”.
1948 – O governador Frederico Trotta homenageia personalidades e destaca o médico Joaquim Augusto Tanajura, autor do projeto de criação do município de Porto Velho.
1949 – Começa a construção da sede da Associação Comercial do Guaporé, “um prédio moderno em frente ao mercado municipal” – atual Mercado Cultural.
1968 – O IBRA – Instituto Brasileiro de reforma Agrária cria o Projeto Integrado de Colonização “Ouro Preto”.
1981 – Deputados de Mato Grosso são contrários à criação do Estado de Rondônia, temendo que parte da região de Aripuanã (MT) seja inserida no mapa do novo Estado.
1982 – D. João Batista Costa (1909/96) bispo de Porto Velho desde 1946, tem sua renúncia aceita pelo papa João Paulo II e preside seu último ato oficial, a procissão de Corpus Cristhi.
1986 – Quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia de Letras de Rondônia
HOJE É
Dia do Educador Sanitário. Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Católicos celebram Santo Anjo da Guarda de Portugal, São Landerico,
BRASIL
1981 — Morre Nair de Tefé (n. 1886), 1ª mulher cartunista no mundo, ajudou a popularizar a música popular brasileira.
MUNDO
1580 — Morre Luís Vaz de Camões (n. 1,524), poeta português autor de Lusíadas. 1.793 - O museu Jardim das Plantas é inaugurado em Paris, seria depois o 1º zoológico público. 323 a.C. — Morre Alexandre o Grande (n. 356 a.C.), também chamado “Alexandre Magno”.
FOTO DO DIA
DURA LEX NO GUAPORÉ (VI)
Fui várias vezes ao Guaporé, mas em 2004 tive oportunidade de ter como “cicerone” Walter Bartolo guaporeano desde a década de 1950, deputado constituinte em 1983, ex-prefeito de Ji-Paraná, mais que respeitado no Guaporé, e não só lá, doutor em Festa do Divino.
Em Piso Firme (BOL), Bartolo deu-me uma aula da Festa do Divino, narrando, por exemplo o grupo de fiéis chamados “promesseiros”, pessoas que pedem uma Graça e, alcançada, quando a igarité vai estacionar em sua vila ou cidade, entram na água e fazem uma guarda de honra.
Em Piso a temperatura estava baixa, e às 17h30 a ronqueira buzinou. Logo várias pessoas correram para dentro da água, mas a igarité teve um problema e só aportou mais de 19 horas. A temperatura estava em 11 graus, e ninguém saiu da água até que o barco estacionasse.
Na Festa, todas as ações são justificadas pelos ensinamentos da bíblia católica. Um exemplo é o ritmo das remadas, todas bem coordenadas, criando um espetáculo de movimentos. Dona Neusa Mendes, fiel da Irmandade, residente em Costa Marques, explicou: “As remadas são feitas em sintonia com o Espírito Santo”.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JULHO
RONDÔNIA1917 – A Superintendência (Prefeitura) de Porto Velho inicia campanha contra “atravessadores” que compram produtos agrícolas e peixe na fonte
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JULHO
RONDÔNIA1915 – Inaugurada em Porto Velho a primeira escola pública mista, dirigida pela professora Tevelinda Guapindaia.1915 – O prefeito Guapindaia B
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 DE JULHO
RONDÔNIA1947 – Hansenianos, de Porto Velho e Guajará-mirim, são transferidos de barco para Manaus, para internação na colônia “Antonio Aleixo”.1954 –
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 DE JULHO
RONDÔNIA1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho. O chefe é o sr. Felinto Costa.1917 – Realizada em Porto Velho a reunião preparatória para fu