Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 10 DE JUNHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 10 DE JUNHO! - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. Dia da Arma de Artilharia (EB) patrono o Marechal Emílio Luís Mallet (Barão de Itapevi).

Católicos lembram São Landerico, Santa Olívia de Palermo, Beato Eduardo Boppe

RONDÔNIA

1986 – Quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia  de Letras de Rondônia, a mais antiga do Estado.

BRASIL

1886 - Nasce Nair de Teffé (fal. 1881), que levou para os grandes salões cariocas a música popular (Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga), em uma recepção oferecida pelo seu marido, o  presidente Hermes da Fonseca. 1931 — Nasce João Gilberto, compositor, considerado um dos “pais” da bossa nova.

MUNDO

323 a.C. — Nasce Alexandre, o Grande (n. 356 a.C.). 1580 – Morre o poeta português Luiz de Camões, autor de Lusíadas. 1819 — Nasce Gustave Courbet, pintor francês, expoente do Realismo. 1907 - Os irmãos Lumière conseguem as primeiras fotografias coloridas. 1977 - Lançado Apple II, um dos primeiros computadores de uso pessoal.

FOTO DO DIA

A natureza, imensa, provando ao homem sua pequenez. Na época da construção da ferrovia Madeira-Mamoré (1907/1912), trabalhadores alinhados em frente ao imenso tronco, são apequenados pela imensidão samaúma (Ceiba pentandra), chamada, por seu porte e majestade “rainha da floresta amazônica”. Suas raízes se desenvolvem quase na superfície da terra, sendo que das raízes principais que descendem das catanas saem outras mais. A samaúma era chamada como “telefone da selva”. Dentre as várias crenças há uma de que a água retirada do poço da samaúma formou o Rio Solimões, um dos formadores do Rio Amazonas. De quebra, devido ao seu imenso porte, servia de GPS para comandantes de barcos. (F. P.H.Ashmede/Merrill/Colorização Luís Claro – Texto Lúcio Albuquerque, c/informações dos agrônomos Assis Canuto e Falberni)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)