Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021 - 08h53

COMEMORA-SE
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dia do Sociólogo no Brasil. Dia Universal do Palhaço. Dia da Inclusão Social. Dia Internacional dos Direitos Animais.
Católicos lembram Nossa Senhora do Loreto, São Melquíades, São Mauro e São Gregório III.
RONDÔNIA: 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364. 0 município é o 3º do então Território Federal a contar com juiz e promotor. 2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu diamantes no Rio Machado região depois chamada Ji-Paraná.
BRASIL
1825 — O Brasil e as Províncias Unidas (atual Argentina) entram em guerra. 1981 - Morte do compositor e jornalista paulista David Nasser.
MUNDO
1520 — Martinho Lutero queima a bula de excomunhão Exsurge Domine, decretada contra ele pelo papa Leão X. 1684 — A derivação de Isaac Newton das leis de Kepler, é lida para a Royal Society por Edmond Halley. 1896 – Morre Alfred Nobel, químico sueco, patrono do Prêmio Nobel. 1901 — Primeira cerimônia do Prêmio Nobel em Estocolmo. 1925 — Nova aparição de Nossa Senhora à religiosa Lúcia de Jesus dos Santos, em Pontevedra (ESP). 1942 — II Guerra Mundial: 26 países, signatários da Declaração das Nações Unidas, arquivam denúncia do holocausto nazista. 1999 — A Associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz.
FOTO DO DIA
Primeiro jornal impresso em offset em Rondônia, iniciando a circular em novembro de 1980, inicialmente apenas “Estadão” e depois “Estadão do Norte”, o diário implantado pelo empresário Mário Calixto inovou ainda com uma distribuição agressiva, captação de anunciantes e venda de assinaturas em todos os sete municípios do então Território Federal, sendo que desde o início pautou também uma forma agressiva de buscar o leitor. Em 1995 deixou a acanhada sede da Rua Duque de Caxias e passou toda a estrutura para a nova sede no Bairro Industrial, mas logo em seguida começou o período de decadência. Envolvido em disputas judiciais que iam desde previdência social ao grande número de ações trabalhistas e perdas sucessivas de ações cíveis, o Estadão do Norte deixou de circular no primeiro trimestre de 2015.
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO
Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)