Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 1 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 1 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

HOJE É

 1843 – Dia do Selo Postal Brasileiro - publicação do primeiro selo no Brasil, o “Olho de Boi”. Dia do Poeta de Literatura de Cordel. Dia Mundial do Aleitamento Materno. Dia Nacional do Maracatu .

Católicos celebram Santo Afonso de Ligório, Sete Irmãos Macabeus, São Pedro Fabro

RONDÔNIA

1910 – Por determinação do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da Madeira-Mamoré inicia a campanha  de quininização compulsória dos trabalhadores nos acampamentos, para prevenir ocorrências de malária. 1902 - Criação do Parque Nacional da Serra da Cutia em Rondônia. 1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é inaugurada.

BRASIL

1843 – O Brasil passa a ser o segundo país a lançar o selo em correspondências, as series Olhos De Boi (1843), Inclinados (1844), Olhos De Cabra (1850) e os Olhos De Gato (1854). 1993 – O Cruzeiro Real é a nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro; as velhas notas são carimbadas com o novo nome.

MUNDO

1907 – Na Inglaterra, coordenado pelo inventor do escotismo, Baden-Powell, e com 20 participanges, acontece o primeiro acampamento escoteiro da história. 1971 — O Concerto para Bangladesh, organizado pelo ex-Beatle George Harrison, é realizado no Madison Square Garden, em Nova York.

FOTO DO DIA

O pioneiro de Vila Rondônia (Ji-Paraná) Roberto Jotão Geraldo, na década de 1960 praticamente “fundou” o 2º distrito da Vila, instalando um posto de combustível, um hotel, e ficou. Em 1982 foi o 1º prefeito eleito de Ji-Paraná. O falecido jornalista (jornal Alto Madeira), Vinícius Danin contava: “Eu não o conhecia e muita gente só falava mal, que ele era grandão e desordeiro” (na época não havia telefone na Vila, e um carro levava até uma semana até Porto Velho). “Eu batia forte – dizia Danin – e uma tarde   estava sozinho na redação, quando apareceu um cara muito forte e alto, dizendo: “Boa tarde, eu sou o Jotão. O que o senhor tem contra mim?”. Danin: “Tremi nas bases, mas ao fim ficamos amigos” (o jornalista João Tavares, já falecido, contava:  “O Danin tremeu quase uma semana”). Agora, aos 82 anos, conforme o jornalista Roberto Gutierrez, “ele está construindo um barco para pescar no Rio Machado”.  (F. Jotão com o ex-governador José Bianco)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)