Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 4 de abril de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 4 de abril de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1911 – Circula o jornal The Porto Velho Marconigram, todo em língua inglesa, impresso na gráfica da Madeira-Mamoré.

1946 – Depois de deixar o governo do Guaporé, o tenente-coronel Aluízio Ferreira retorna ao serviço ativo do Exército, no mesmo posto. 

1954 – A seleção do Guaporé, dirigida pelo ex-técnico da seleção paraense “Dudu”, encerra preparativos para o jogo com o Vasco da Gama em Porto Velho.

1981 – Muita festa para receber as seleções adultas de vôlei de Rondônia campeãs brasileiras da 3ª divisão, em Cuiabá – MT (AM).

1990 – O Estado não paga o funcionalismo devido à interferência dos senadores Odacir Soares e Olavo Pires. A denúncia é do governador Jerônimo Santana.


COMEMORA-SE

Dia Nacional do Parkinsoniano. Dia Mundial dos Animais de Rua. Dia internacional de sensibilização sobre minas e assistência à desminagem (ONU).  

Católicos celebram São Benedito, o Preto. Santo Isidoro de Sevilha.  São Bento Massarali

BRASIL

1909 — Fundado o Sport Clube Internacional (RS). 1935 — O presidente Getúlio Vargas promulga a Lei de Segurança Nacional, vetando greves e propaganda política no país. 1968 – Morre Assis Chateaubriand, o Chatô, (n. 1892) dono do maior império jornalístico do  Brasil, implantou, em 1951, a primeira TV brasileira.   1

MUNDO

1796 — Georges Cuvier profere sua primeira palestra  na École Centrale du Pantheon, fundando a ciência da paleontologia. 1873 — Fundado o Kennel Club, o mais antigo e oficial registro de cães de raça pura do mundo. 1968 – Assassinado Martin Luther King (n. 1929), líder dos direitos civis nos EUA. 

FOTO DO DIA

Em 1981, menos de dois anos depois do voleibol rondoniense ganhar seu primeiro título nacional, infanto masculino e vice feminino, da 3ª divisão, no Maranhão, o vôlei novamente ganha, agora dois títulos, no masculino e no feminino adultos, 3ª Divisão, em Cuiabá.

Como da outra vez, agora, Porto Velho parou e foi festejar a conquista das duas equipes, lideradas pelos técnicos Cabo Cardoso (f.) e Gil Pinheiro (m.), também atleta.

Ainda em fase de reconhecimento pela Confederação Brasileira de Voleibol, a Federação Rondoniense de Voleibol era presidida pelo jornalista Walter Santos. Muitos dos campeões em Cuiabá foram em 1979 campeões e vice.

Ausente à chegada – estava em, Costa Marques - no sábado seguinte o governador Jorge Teixeira levou atletas e dirigentes para uma homenagem no “Cujubim”, um condomínio do governo.

“Lá o governador fez todos nós jogarmos polo aquático, esporte que dizia ser seu preferido e a turma pouco ou nada sabia, mas ele jogava mesmo”, lembrou Rivaldo Baleeiro, um dos campeões. “Depois nos levou para jogar em Ji-Paraná e quase não chegamos, por causa dos atoleiros” (Na época a BR não era asfaltada).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025

RONDÔNIA1919 – Aprovado o balanço financeiro e de serviços do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré.1921 – Funciona em Porto Velho o

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)