Segunda-feira, 3 de março de 2025 - 07h55

RONDÔNIA
1918 – Jovens de Porto Velho, sorteados para servir o Exército em Manaus, são homenageados, no embarque para aquela cidade.
1942 – Brasil e EUA assinam o Acordo de Washington pelo qual acontece o II Ciclo da Borracha e aparece a figura do Soldado da Borracha.
1956 – Publicado com data de 24 de fevereiro, no Diário Oficial do Território, decreto do governador Ribamar de Miranda criando em Guajará-Mirim o Ginásio Oficial “Paulo Saldanha”.
1983 – No Conselho Deliberativo da Sudam, o governador Jorge Teixeira defendeu 2 temas: a criação dos estados de Roraima e Amapá, e a redivisão, em novos Territórios, da Amazônia.
1991 - A Marinha prepara operação para retirar 200 dragas de captação de ouro, que obstruem o Rio Madeira nas proximidades de Porto Velho.
HOJE É
Dia Mundial da Vida Selvagem. Dia Mundial das Anomalias Congênitas. Dia Mundial da Audição.
Católicos celebram Santa Cunegunda, Santa Teresa Eustochio Verzeri, São Marino, Santo Astério,
BRASIL
1963 — Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, estreia em uma tirinha no jornal “Folha de S. Paulo”.
MUNDO
1891 — Futebol: criada a regra do pênalti, utilizada daí em diante. 2005 — Steve Fossett é a 1ª pessoa a realizar circum-navegação aérea solo ao redor do mundo, sem paradas.
FATO DO DIA
UM SÉCULO DE BOM USO
Construído para ser residência de um comerciante abastado, no início dos anos 1920, o prédio histórico localizado na Ladeira Comendador Centeno, bem no centro de Porto Velho, já teve várias finalidades até sediar, há 10 anos o Conselho Municipal de Educação.
Inicialmente residência familiar do comerciante, ainda na década de 1920 foi comprado pela prefeitura que se instalou ali, passando a seguir a ser a sede da própria prefeitura, durante alguns anos Câmara Municipal.
Já no final da primeira década do Século XXI, um movimento liderado pela Associação Cultural Rio Madeira gerou a recuperação do prédio e sua nova designação.
Sede da Câmara Municipal a partir de 1970, o prédio, citado por muitos como o mais antigo feito em alvenaria em Porto Velho, foi a sede do poder político do Território. Na época Rondônia não tinha Poder Legislativo, o que só aconteceria a partir de 1983.
Local de grandes manifestações populares, desde a instalação da Câmara aconteceram ali cassações de três vereadores – Edgar Lobo de Vasconcelos (1971), Osmar Vilhena (1974) e Raquel Candido (1984). Dos três, Edgar e Raquel retornaram por decisões judiciais.
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”
Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)