Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 29 de março de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 29 de março de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – Toda região do Guaporé/Mamoré está debaixo d’água, com perdas totais da agricultura.

1951 – O prefeito Floriano Riva muda os dias e locais da feira livre, agora 4ª e sábado, ao lado da usina de luz.

1965 – João Carlos Mader assume o governo de Rondônia, o 20º desde a criação do Território.

1981 – 1) Supostos donos do lote onde o governo pretende instalar a prefeitura de Ji-Paraná, pedem 150 milhões pelo terreno. 2) Em Cuiabá 1 kg de tomate é CR$ 35. Alegando frete aéreo, em Porto Velho custa CR$ 250.

1984 – Coordenado pelo deputado Angelo Angelin, a Assembleia Legislativa realiza seminário sobre o uso do solo rondoniense.

1988 – A pedido do reitor Álvaro Lustosa, a Polícia Militar isolou o prédio da Unir, onde estudantes mantém a greve, há 10 dias.

HOJE É

1549 – Criação da cidade de Salvador. 1693 – Criação da vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a partir de 1721 Curitiba. 

Católicos celebram 6ª feira da Semana Santa, Santo Eustásio de Nápoles, São Segundo de Asti, São Jonas, São Barachiso. Anglicanos celebram o presbítero John Keble, 

BRASIL

1907 —Nasce João de Barro (+ 2006), autor das letras de dezenas de músicas, incluindo o clássico “Carinhoso”. 2016 - Última edição do Jornal do Commercio (RJ). A primeira foi a 1º de outubro de 1827.

MUNDO

1886 — Wilhelm Steinitz vence Johannes Zukertort e é o 1º Campeão Mundial de Xadrez. 2004 — A Irlanda é o primeiro país no mundo a proibir o fumo nos locais de trabalho, bares e restaurantes.

FOTO DO DIA

A 1ª CONSTITUINTE (II)

A partir de fevereiro de 1983 os primeiros deputados estaduais eleitos em Rondônia (no ano anterior), assumiram duas tarefas difíceis, uma delas a de se entender com as normas de tratamento e de participação nas sessões. A outra de escrever a primeira Constituição do Estado.

O problema era mesmo a inexperiência. Escolhido presidente, o advogado jiparanaense José Bianco, anos depois confessaria à jornalista Mara Paraguassu: “Eu advogava em Vila Rondônia, depois Ji-Paraná. Eu não conhecia o poder público. Eu não tinha sido nada. Sequer tinha assistido uma reunião de parlamento.”(*)

“(tive) ... de aprender a lidar com os debates acalorados, foram muitos, com bons oradores naquela época, procurando dar liberdade “mas quando via que estava indo para o lado pessoal, para a agressão, eu intervia, com pedido de suspensão ou cortando o som.”  “Tive de aprender tudo muito rapidamente”. 

(*) https://www.mediapress.com.br/inedito-constituintes-de-83-aprovaram-autonomia-para-mp-de-rondonia-contrariando-teixeirao/

AMANHÃ: A 1ª CONSTITUINTE (III)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)