Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 29 de agosto de 2024- BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 29 de agosto de 2024- BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1891 – O comendador José Francisco Monteiro lança a 1ª edição do jornal  “Humaythaense”, cujo slogan era “Com notícias de Humaitá até a cachoeira de Santo Antônio”. (Ver FOTO DO DIA)

29 – 1926 – Um incêndio destrói o canavial do grego Caralampos Vassenakis, em Jaci-Paraná, e o fogo só não foi maior pela ação dos moradores que apagaram as chamas.

1949 – A Polícia e a Guarda Territorial vão passar “pente fino” nos barcos vindos de Manaus, para prender e devolver àquela cidade o assaltante vulgo “Capitão Blood”.

1953 – A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, depois de levada em visita a Guajará-Mirim onde foi recebida por milhares de fiéis, chega a Porto Velho e é recebida por um grande público e revoada de aviões do Aeroclube das cidade. 

1967 – Sem fiscalização federal o governo do Território vai instalar Agências de Rendas nas vilas da BR-364 para combater o descaminho de cassiterita e madeira nobre.

1981 – Apesar do apelo popular e da pressão do PDS, o governador Jorge Teixeira não será candidato a governador, mesmo que a Lei criando o Estado o permita. 

1987 – Está com o governador Jerônimo Santana uma lista de 400 professores, coletada pela secretaria de Educação, para serem demitidos.

HOJE É

Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia Internacional contra Testes Nucleares. Dia Internacional do Gamer.  Dia Mundial de Combate à Desnutrição Infantil,.

Católicos celebram Santa Sabina, Santa Joana Maria da Cruz, São João Batista, 

BRASIL

1825 – O Brasil paga 25 milhões de libras a Portugal para os lusos reconherem oficialmente a Independência brasileira. 1831 – Nasce Bezerra de Menezes (m. 1900), médico, escritor e dirigente espírita brasileiro (m. 1900).

MUNDO

1831 — Michael Faraday descobre a indução eletromagnética. Guerra Russo-Ucraniana: a Ucrânia inicia sua contra-ofensiva ao sul no Oblast de Kherson

FOTO DO DIA

O “HUMAYTHAENSE”

Ele não foi o primeiro, porque antes em Manicoré, algumas milhas Rio Madeira abaixo, já havia um jornal na região, “O Madeirense”, mas que não chegava até a cachoeira de Santo Antônio. Há 133 anos circulava o primeiro jornal que alcançava a cachoeira, o “Humaythaense”.

Em 1891 quando, um misto de empreendedor e sonhador, o comendador Francisco Monteiro lançou o nº um do jornal “Humaythaense” em Humaitá, mas não existia Porto Velho, e Santo Antônio era um porto de barcos, e poucos ali lembravam que por duas vezes tentaram iniciar ali uma ferrovia, sem sucesso.

Três ou 4 anos antes Humaitá fora fundada, porque índios haviam expulsado os pioneiros da outra margem do Rio Madeira, mas na vila que em 1990 passara à condição de município, já se pensava grande, e seu líder o comendador criou um jornal.

O “Humaythaense”, cujo dístico era “Com notícias até a cachoeira de Santo Antônio”, circularia até a década de 1920, como registrou o historiador Raimundo Neves de Almeida (FOTO) em “Humaitá, Histórias e Curiosidades”.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

EM LIMACom previsão de 7 mil participantes, Lima, a capital peruana, depois de oito anos volta a receber ao Jogos Panamericanos, no ano que vem, no pe

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)