Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 26 de maio de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 26 de maio de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1918 – A prefeitura portovelhense notifica usuários de energia elétrica:  vai cortar o fornecimento dos que não pagarem suas dívidas até dia 5 de cada mês.

1946 – Prestam juramento à Bandeira os novos soldados da 3ª Companhia de Fronteira (PVh), e chamados a fazer o alistamento militar os nascidos em 1925.

1954 – Inaugurados na maternidade Darcy Vargas (PVH), com as bênçãos de dom João Batista Costa, os serviços de puerpério, cirurgia e clínicos de pré-natal.

1976 – O prefeito de Porto Velho Cabral Carpintero, entregou ontem o Setor Comercial da vila de Nova Ariquemes, presentes comerciantes da capital, Vila Rondônia e da “velha” Ariquemes, interessados em se instalar ali.

1981 – Há muitas resistências na Câmara de Porto Velho ao projeto que altera plano diretor da cidade.

1982 – Ao entregar 100 documentos de terra a colonos em Pimenta Bueno, o governador Jorge Teixeira cobrou o voto nos candidatos do PDS, para retribuir pela concessão desses títulos.

1985 – Projeto do vereador João Paulo das Virgens transforma a Rua Barão do Rio Branco em um camelódromo, mas aos feriados e domingos a área sirva de passeio público.

1990 – O Flamengo dia 31, e o Fluminense dia 7 de junho, estão confirmados para apresentações em Porto Velho, conforme o empresário Fleury Azevedo.

HOJE É

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Dia do Revendedor Lotérico.

Católicos celebram  Nossa Senhora do Caravágio, São Simétrio, Santo Eleutério, São Filipe Nery, 

BRASIL

1914 – Nasce Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (+1992), depois Santa Dulce dos Pobres. 1968 – O médico Euryclides de Jesus Zerbini (1912/1993) realiza o primeiro transplante de coração humano no Brasil.

MUNDO

1923 — Realizada a Iª prova “24 Horas de Le Mans”, vencida por Renéé Lagache e André Leonard. 1940 — II Guerra Mundial, começa a Operação Dínamo, retirando 300 mil soldados de Dunquerque (França) para a Inglaterra. 1967 — The Beatles lançam oálbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

FOTO DO DIA

O JOVINO LEMOS

Perguntar, mesmo a quem conheça a história de Porto Velho, quem foi Jovino Lemos, e seu legado, pode deixar parecer que o perguntador esteja falando de algum político ou qualquer coisa.

Jovino Lemos foi (a palavra, então, era “comerciante”) hoje seria um “homem fora da curva”, e quem conta sua história é o professor Abnael Machado de Lima (1932/2019), um dos grandes nomes da historiografia local.

Abnael o cita como dos poucos que, na primeira década do século passado, reinvestia em Porto Velho o que aqui ganhava, como foi a construção do edifício “Josino Lemos”, primeira sede do Jornal Alto Madeira (1917/2917).

Localizado na esquina das ruas Sete de Setembro com a Prudente de Moraes, onde o AM funcionou até 1943, daí para a sede da Barão do Rio Branco, o prédio logo se destacou numa cidade ainda nascendo. 
No “Jovino Lemos” funcionaram órgãos, como a Delegacia Regional do Departamento Nacional de Imigração, o Banco da Borracha (hoje Basa), de 1943 até 1945. 
(https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/esdificio-jovino-lemos).
Foto: Abnael Lima, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a  Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)