Domingo, 26 de maio de 2024 - 07h55

RONDÔNIA
1918 – A prefeitura portovelhense notifica usuários de energia elétrica: vai cortar o fornecimento dos que não pagarem suas dívidas até dia 5 de cada mês.
1946 – Prestam juramento à Bandeira os novos soldados da 3ª Companhia de Fronteira (PVh), e chamados a fazer o alistamento militar os nascidos em 1925.
1954 – Inaugurados na maternidade Darcy Vargas (PVH), com as bênçãos de dom João Batista Costa, os serviços de puerpério, cirurgia e clínicos de pré-natal.
1976 – O prefeito de Porto Velho Cabral Carpintero, entregou ontem o Setor Comercial da vila de Nova Ariquemes, presentes comerciantes da capital, Vila Rondônia e da “velha” Ariquemes, interessados em se instalar ali.
1981 – Há muitas resistências na Câmara de Porto Velho ao projeto que altera plano diretor da cidade.
1982 – Ao entregar 100 documentos de terra a colonos em Pimenta Bueno, o governador Jorge Teixeira cobrou o voto nos candidatos do PDS, para retribuir pela concessão desses títulos.
1985 – Projeto do vereador João Paulo das Virgens transforma a Rua Barão do Rio Branco em um camelódromo, mas aos feriados e domingos a área sirva de passeio público.
1990 – O Flamengo dia 31, e o Fluminense dia 7 de junho, estão confirmados para apresentações em Porto Velho, conforme o empresário Fleury Azevedo.
HOJE É
Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Dia do Revendedor Lotérico.
Católicos celebram Nossa Senhora do Caravágio, São Simétrio, Santo Eleutério, São Filipe Nery,
BRASIL
1914 – Nasce Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (+1992), depois Santa Dulce dos Pobres. 1968 – O médico Euryclides de Jesus Zerbini (1912/1993) realiza o primeiro transplante de coração humano no Brasil.
MUNDO
1923 — Realizada a Iª prova “24 Horas de Le Mans”, vencida por Renéé Lagache e André Leonard. 1940 — II Guerra Mundial, começa a Operação Dínamo, retirando 300 mil soldados de Dunquerque (França) para a Inglaterra. 1967 — The Beatles lançam oálbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
FOTO DO DIA
O JOVINO LEMOS
Perguntar, mesmo a quem conheça a história de Porto Velho, quem foi Jovino Lemos, e seu legado, pode deixar parecer que o perguntador esteja falando de algum político ou qualquer coisa.
Jovino Lemos foi (a palavra, então, era “comerciante”) hoje seria um “homem fora da curva”, e quem conta sua história é o professor Abnael Machado de Lima (1932/2019), um dos grandes nomes da historiografia local.
Abnael o cita como dos poucos que, na primeira década do século passado, reinvestia em Porto Velho o que aqui ganhava, como foi a construção do edifício “Josino Lemos”, primeira sede do Jornal Alto Madeira (1917/2917).
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador
A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos
Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)