Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 26 DE AGOSTO, BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 26 DE AGOSTO, BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza o funcionamento da escola “15 de Novembro”, a primeira do distrito de Presidente Médici, num terreno do morador Noé Inácio dos Santos que em 1976 seria vereador eleito em Porto Velho.

COMEMORA-SE: Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão . Dia Internacional da Igualdade da Mulher. Católicos lembram São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, pais de Maria; São Zeferino; São Alexandre, Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia e São Maximiano Mártir.

FATOS: 1542 — Francisco de Orellana navegou pelo Rio Amazonas, alcançando o Oceano Atlântico. 1743e – Nasce Antoine Laurent Lavoisier, químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier 1789 — A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França. 1791 — John Fitch recebe uma patente dos Estados Unidos para o barco a vapor. 1890- A primeira execução em uma cadeira elétrica nos Estados Unidos ocorre na prisão de Nova York de Auburu.  1906 – Nasce Abert Sabin, polonês, descobridor da vacina contra poliomielite. 1910 – Nasce 1910 — Madre Teresa de Calcutá, religiosa indiana, santa católica. 1978- O Papa João Paulo I, morre (oficialmente)  de um ataque cardíaco, 33 dias depois de ter assumido o posto. 1999- Ocorre a marcha popular dos 100 mil, em Brasília, em oposição ao Governo Federal de Fernando Henrique Cardoso.

FOTO DO DIA: Mais um dia de muito verão em Porto Velho, e os primeiros raios solares contrapõem ao portal do Real Forte do Príncipe da Beira, no Espaço Alternativo dando ao lugar uma coloração mais para o ouro. O portal é cópia do existente no Forte, incluindo a placa, em latim com o nome do homenageado, príncipe português.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de outubro de 2025

RONDÔNIA1917 –  A prefeitura de Porto Velho instala uma “secção” voltada ao incentivo da lavoura, anunciou o prefeito Joaquim Augusto Tanajura.1950 –

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)