Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 22 de novembro de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 22 de novembro de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1917 – Ao iniciar a construção do mercado municipal, o superintendente Joaquim Tanajura mandou construir, para abrigar feirantes, um pavilhão coberto de lona e zinco.

Obs: Inaugurado só em 1952, o mercado pegou fogo em 1966, sendo  parcialmente reerguido, em 2008, como “Mercado Cultural”. 

1955 – O Tribunal Superior Eleitoral confirma a eleição de Joaquim Vicente Rondon(PSP) no pleito de 1954 no Guaporé, derrotando o candidato Aluízio Ferreira por 500 votos.

1977 – Instalado o município de Ji-Paraná, ex-Vila Urupá e ex-Vila Rondônia.

1981 – Enquanto o deputado federal Jerônimo Santana garante que o Estado não será criado este ano, seu partido, o PMDB, marcou a pré-convenção para eleições estaduais em março.

1987 – O juiz Ivan Athiê condenou o empresário Mário Calixto (jornal Estadão do Norte), a 26 anos de prisão, mas deixou a pena suspensa, colocando o réu sob restrições.

COMEMORE

Dia do Músico. 

Católicos celebram Santa Cecília (padroeira dos músicos). São Benigno de Milão.

BRASIL

1842 – Inaugurada no bairro de Santa Cruz (RJ), a 1ª agência dos Correios do Brasil, com entrega em domicílio. 1966 — Fim do recesso parlamentar instituído pelo AC 23. Em 1984 — Inaugurada a Usina de Tucuruí, uma das maiores usina hidrelétrica do Brasil. 

MUNDO

1963 – O presidente John F. Kennedy (EUA) é assassinado na cidade de Dallas. 1995 — Toy Story é lançado como o primeiro longa-metragem criado inteiramente com imagens geradas por computador.

FOTO DO DIA

O COMANDANTE GUAJARÁ

Ainda garoto li o livro “A Águia Cega”, escrito por um piloto do Correio Aéreo Nacional, CAN, sobre viagens pela Amazônia, cuja única referência era o colear dos rios.

Durante muitos anos de minha vida profissional, como passageiro, viajei em muitos tipos de aviões: “asa alta”, mono, bi, DC-3, Catalina (esses dois últimos da FAB), helicópteros etc....

Claro, como passageiro, mas, mesmo assim, vivi experiências – algumas que participaram os jornalistas Marcos Grutzmacher, Montezuma Cruz e o cinegrafista “Jerominho”.

Estive em muitos voos difíceis, num deles (Colorado a Vilhena), a teimosia do jovem piloto poderia ter causado dano maior. Ele errou e fomos pousar numa fazenda  perto de Pontes de Lacerda (MT).

Viagens com pousos e decolagens em garimpos ou fazendas cujas pistas quase sempre tinham, em suas cabeceiras, enormes castanheiras, não foram exclusividade minhas.

Um dos comandantes o “Batatinha”, retornou para sua terra, o Acre, e caiu em Sena Madureira. Eu soube pelos jornais.

Amanhã a “Foto do Dia” tratará do comandante “Guajará”, e seu livro “De Araújo a Marujo”. 

(F. Aeroporto Salgado Filho (Caiari), década de 1970)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025

RONDÔNIA1919 – Aprovado o balanço financeiro e de serviços do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré.1921 – Funciona em Porto Velho o

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

RONDÔNIA1949 – Além de ordenar a instalação de 10 estações telegráficas nas vilas no Rio Guaporé e Mamoré, o governador Araújo Lima confirmou a inaugu

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)