Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 22 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 22 de junho de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – O professor e músico Raul Andrade abre inscrições para um curso de música, em PVh, cujos alunos, depois, irão compor a “corporação musical” da cidade.

1922 – O agricultor Joaquim Africano, estabelecido nas proximidades de Jacy-Paraná, pretende produzir uma tonelada de mel e açúcar, em seu próprio sítio, este ano.

1947 – Inaugurado o campo de pouso de Ariquemes, com um voo do piloto Ruy Cantanhede, saído do Aeroclube de Porto Velho; o voo demorou 90 minutos.

1954 – O governador Ênio Pinheiro inaugura a fornecimento de energia elétrica em Jacy-Paraná, uma das 3 maiores estações da ferrovia Madeira-Mamoré.

1986 – Restaurantes, pizzarias e padarias estão fechando devido ao tabelamento de preços feito pelo governo federal, o que eleva muito o custo de produção, inviabilizando o atendimento.

1990 – A surpresa das convenções para escolha de candidatos ao governo, foi o nome do coronel Carlos Augusto Godoy como vice do senador Olavo Pires, na coligação “Vontade do Povo”. (VER FOTO DO DIA)

1994 – Criados os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis , Vale do Anari e Parecis.

HOJE É

Dia Nacional do Aeroviário. Dia Nacional do Orquidófilo. Dia Mundial do Fusca. Dia de Levar o Cachorro para o Trabalho. 

Católicos celebram São Paulino de Nola, São João Fisher, São Flávio Clemente, Santo Inocêncio V, Santo Albano,  

BRASIL

1873 – Inauguração do telégrafo submarino Rio de Janeiro/Portugal. 1936 – Nasce o músico Hermeto Pascoal, multi-instrumentalista. 1966 — Assinada a Ata do Iguaçu (Paraguai/Brasil), possibilitando a construção de Itaipú.

MUNDO

2000 – A Nasa encontra sinais de água em Mart. 1941 — Hitler ordena a invasão da União Soviética, sem declaração formal de guerra.

FOTO DO DIA

UM DIA DE “CÃO” NO BOTAFOGO

A convenção da coligação “Vontade do Povo” (PTB/PST/PDS/PDT/PRP) realizada no clube Botafogo, tinha tudo para ser uma grande festa, mas acabou em tumulto.

Foi a convenção que mais juntou gente na história política de Rondônia, mas, ao final, conforme 2 importantes membros do grupo, a “festa cívica” passou a ser um autêntico “dia de cão”. 

Além das disputas pelo microfone e de outros problemas, o clima virou uma guerra quando Antonio Morimoto, vetado há 8 anos pelo governador Jorge Teixeira quando pretendeu ser candidato ao  senado, entendeu que também fora vetado.

Morimoto foi novamente vetado. Olavo Pires, candidato a governador, indicou o deputado federal Chagas Neto (FOTO) para a vaga, talvez pela dimensão política de Chagas, mas pode ter sido que o motivo fora realmente financeiro.

O final foi um “circo”, porque um assessor de Morimoto se apossara da ata, e depois de muitas horas ela foi recuperada. Mas o que aconteceu ali foi uma amostra do que ocorreria nos palanques da “Vontade do Povo” durante a campanha.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

RONDÔNIA1949 – Além de ordenar a instalação de 10 estações telegráficas nas vilas no Rio Guaporé e Mamoré, o governador Araújo Lima confirmou a inaugu

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de abril de 2025

RONDÔNIA1878 – Com 500 toneladas de carga e centenas de trabalhadores  para a 2ª tentativa de construção da EFMM, o navio “Metrópolis” sai de Filadelf

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025

RONDÔNIA1918 – O juiz Juventino Themundo, da comarca de Porto Velho, informa: A única seção eleitoral do município vai funcionar na sede da Superinten

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)