Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de outubro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 21 de outubro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1917 – Realizada na localidade por “Candelária”, entre Porto Velho e Santo Antônio, a festa beneficente organizada pela equipe local da Cruz Vermelha.

1950 – O governo do Território contrata, ao valor de CR$ 4,3 mil mensais, um “manipulador de radiografias” para atuar no Hospital São Jose.

1954 - Nota assinada pelo governador Paulo Leal explica a compra, em Cuiabá, de “carne verde”, e dificuldades em conseguir o produto. O KG permanece em CR$ 30,00. 

1981 – O ministro dos Transportes Elizeu Rezende, em Ji-Paraná, dá início ao asfaltamento da BR-364 em Rondônia.

1982 – Morre, vítima de latrocínio, o empresário Joaquim Pereira da Rocha (1900/1982), que na década de 1950 descobriu a cassiterita em suas terras em Tabajara, Rio Machado. 

1984 – Muita emoção no encerramento dos Jogos Escolares de Rondônia, disputado em Porto Velho, com centenas de estudantes de todo o Estado.

1989– O jornalista Matias Mendes denuncia o abandono da fronteira brasileira com a Bolívia, o avanço do narcotráfico e a destruição da floresta pelos madeireiros na região de Costa Marques.

HOJE É

Dia Nacional da Alimentação nas Escolas.  Dia do Lixeiro. Dia do Comerciário. Dia Nacional do Economista Doméstico. Dia Nacional do Ecumenismo. Dia Internacional da Maçã. Dia do Contato Publicitário.

Católicos celebram Santa Úrsula, São Gaspar de Búfalo, Santo Hilarião – Abade,  

BRASIL

1889 – Morre Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá (n. 1813), pioneiro da industrialização no Brasil. 1838 – Com apoio do imperador Dom Pedro II é criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

MUNDO

1983 — O metro é definido como a distância que a luz viaja no vácuo em 1/299 792 458 de um segundo.

FOTO DO DIA

“SEU” ROCHA – EMPREENDEDOR

Seu nome era Joaquim Pereira da Rocha (1900/1982), natural de Humaitá, o “Seu” Rocha. Bem cedo, todos os dias, chegava ao “Café Santos” e dava uma aula sobre Rondônia. 

Aprendi muito ali.

Com 14 anos trabalhou na empresa do lendário Comendador Francisco Monteiro (Humaitá). Foi sócio de “Rocha & Costa”, criou a seguir a “J.P. da Rocha”, sempre gerando muitos empregos, com investimentos em Porto Velho.

Na década de 1950 mandou analisar uma terra negra retirada dos seus igarapés, razão pela qual é-lhe atribuída a descoberta da cassiterita no então Território.

Um de seus empreendimentos foi o jornal “A Tribuna”, que profissionalizou o exercício do jornalismo na região.

À noite “Seu” Rocha esperava acabar a impressão de “A Tribuna”. Na madrugada da 2ª feira de carnaval de 1981 estacionou o carro em frente ao “Café Santos”, onde tinha apartamento. Ao entrar dois assaltantes o agrediram, o que lhe levou à morte no dia 21 de outubro de 1982.

(F. “Seu” Rocha com os filhos Aderbal (e esposa) e Rochilmer

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)