Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 21 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 21 de junho de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

21 – 1920 – O Ypiranga Sport Club realiza concorrência para adquirir material de construção para erigir o muro do “Stadium Paulo Saldanha”. (AM – ed 834 – Pág 4) 

1946 – Um contingente com mais de 150 nordestinos arrebanhados em várias cidades da região, foi embarcado em Fortaleza contratados para trabalhar na ferrovia Madeira-Mamoré. (AM – ed 2.416 – PÁG 1)

1956 – Para o jornalista Euro Tourinho é uma “tragédia anunciada” a proposta de assessores do governo de colocar jacarés no tanque d’água em frente ao Palácio “Presidente Vargas”. (FOTO DO DIA)

21 – 1987 – Alegando que as acusações do vice-prefeito Valdemar Camata ao prefeito Roberto Jotão Geraldo são “levianas”, a Câmara jiparanaense arquivou as denúncias e encerrou a CPI. (AM – ed 19.262 – PÁG 3)

21 – 1987 – Três projetos de interesse de Porto Velho, o do programa hortifrutigrangeiro, o Habitacional “Tancredo Neves” e o de Pequenas Olarias,  estão em fase final de análise pela Suframa, conforme o prefeito Tomás Correia. (AM – ed 19.262 – PÁG 4)

HOJE É

Dia do Aperto de Mão. Dia Mundial do Skate. Dia Internacional do Ioga. Dia da Mídia. Dia Nacional de Controle da Asma. Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Católicos celebram São Luís Gonzaga,

BRASIL

1839 – Nasce Machado de Assis (m. 1908), fundador da Academia Brasileira de Letras. 1970 – O Brasil vence a Itália (4 a 1) e é tricampeão mundial de futebol.

MUNDO

1527 — Morre Nicolau Maquiavel (n. 1469), historiador e cientista político italiano. 1948 — O disco LP é apresentado pela Columbia Records, em Nova Iorque.

FOTO DO DIA

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Em sua coluna “Comentando” (20.6.1956) o jornalista Euro Tourinho elogia o trabalho do prefeito Renato Medeiros, pelos serviços de recuperação de ruas e calçadas, cobra atenção com os bueiros, mas combate um projeto.

O de colocar no tanque da fonte em frente ao Palácio Presidente Vargas – sede do governo do Território, nada menos que um sáurio (como ele cita), do tipo jacaré-açu (Melanosuchus niger).

“Açu”, para quem não sabe, é o termo que, no linguajar tupi-guarani significa “grande”, e no caso do jacaré-açu ele pode chegar à marca de 6 metros de comprimento, o que o transforma numa fera difícil (e muito) de conter.

A ideia de ter um jacaré de 6 metros numa fonte de uma praça pública até poderia ser boa, mas com todas as precauções para evitar um desastre, como advertia, e com razão, o jornalista.

Em seu comentário Euro lembrou “aquilo (o tanque na praça - FOTO) não é lugar próprio para criar jacarés – a tragédia será iminente: é melhor prevenir do que remediar”, dizia o jornalista que ao morrer, em 2019, estava há 65 anos na caminhada.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

NO MUNDO DOS ESPORTES

NO MUNDO DOS ESPORTES

TRAIÇÃO OU?Sofia Lyskun, que já disputou várias competições internacionais e é a atual campeã europeia de saltos ornamentais, anunciou que assumiu a c

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)