Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 19 de novembro de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 19 de novembro de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1915 – Insuflados pela administração da Madeira-Mamoré, comerciantes de Porto Velho se insurgem contra cobrança de impostos, provocam arruaças e agridem uma professora municipal.

1942 – Confirmadas as instalações das agências do Banco da Borracha (Basa) em Porto Velho, sendo gerente o sr. Raimundo Cantuária e em Guajará-Mirim, gerente sr. Manoel Boucinhas.

1953 – É alarmante o número de pessoas com tuberculose em Porto Velho, e o governo do Território está pedindo ajuda do governo federal para tentar enfrentar a situação.

1967 – Fica pronto esta semana o relatório da Sondotécnica, sobre o potencial hídrico da cachoeira do Samuel, para construir uma hidrelétrica na região.

1984 – O voto do ex-deputado Jerônimo Santana, presidente regional do PMDB, para aceitar o advogado Mágnus Guimarães na legenda, foi muito criticado por antigos peemedebistas.

COMEMORE

Dia da Bandeira do Brasil. Dia Internacional do Homem.  Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (ONU). Dia Mundial da Toalete (ou do Banheiro – ONU). 

Católicos celebram São Abdias, Santa Matilde, São Rafael Kalinowski, São Roque González, Santo Afonso Rodríguez e São João del Castillo (primeiros mártires sulamericanos)

BRASIL

1889 – Pelo Decreto nº 4, fica oficializada a Bandeira do Brasil. 1889 – O governo republicano regulamenta a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacional. 1906 – Pela 1ª vez comemora-se o Dia da Bandeira no Brasil. 1967 – Morre João Guimarães Rosa (n 190), escritor, autor de “Grande Sertão: Veredas”.

MUNDO

1819 — Inauguração do Museu do Prado (Madrid). 1910 -  Chegam ao Pará os pastores Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundando o 1º núcleo brasileiro da Assembleia de Deus.   

FOTO DO DIA

A ASSEMBLEIA DE DEUS

Em 1910 dois suecos, pastores da Assembleia de Deus vem para o Brasil e se instalam em Belém (PA), iniciando a caminhada da maior denominação pentecostal no país.

Mas em Rondônia, onde é muito representativo o movimento assembleiano, só chegaria em 1922, trazido por um membro do núcleo paraense, o fiel José Marcelino da Silva, atuando em Porto Velho, trabalho que ganhou mais força com a chegada naquele mesmo ano do pastor Paul Eanis, que fundou a primeira igreja da Assembleia.

Daí em diante o número de adeptos da Assembleia de Deus foi crescendo dos muitos obreiros que Belém enviaria à região, e naquele mesmo ano coube a Paul Aenis realizar o primeiro batismo de quatro novos convertidos.

Dentre os grandes nomes da religião que se destacaram em Rondônia foi o do pastor Joel Holder (1942/2023), funcionário aposentado do Banco do Brasil, tornou-se uma grande liderança religiosa em Porto Velho.

Durante mais de 30 anos o pastor Joel Holder presidiu a Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus em Rondônia (Cemaderon), e aos 79 na os foi jubilado.

(F. Pastor Joel Holder 1942/2023)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE

O time da “capital do café”, representante Rondônia na Copinha /2026, inicia amanhã, 4, na cidade de São Carlos, sua participação na competição realiz

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS

Os times do grupo A do campeonato rondoniense de futebol 2026, cuja competição começa dia 17 de janeiro, têm bons atrativos para tornar a disputa mais

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

Até poucos anos a Arler,  Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa.  Na foto  posse de uma das diretorias da en

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)