Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 18 de outubro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 18 de outubro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1942 – O Banco de Crédito da Borracha (Basa) anunciou financiamento para a produção da borracha na região.

1949 – Consumidores de energia elétrica que tenham aparelhos de rádio vão pagar taxa à prefeitura. Os que usem lâmpadas acima de 60wats serão multados.

1957 – Por razões de segurança foi proibido que um barco, com jornalistas, fosse para o Rio Cautario resgatar o tenente EB Fernando Oliveira, sumido há 12 anos.

1990 – O governador Jerônimo Santana quer a Polícia Federal investigando a morte do senador OIavo Pires.

1990 – O ministro Sidney Sanches, presidente do TSE, citando a Constituição Federal, confirmou que o 3º colocado no turno, o candidato a governador Osvaldo Piana, vai disputar o returno, em razão da morte do candidato Olavo Pires.

1990 – Em junho o babalorixá Carlinhos de Oxóssi previu que um dos candidatos a governador, cujo nome iniciasse com a letra O (Olavo Pires, Osvaldo e Orestes) seria assassinado.

HOJE É

Dia Mundial da Menopausa. Dia Nacional do Estivador. Dia Nacional do Médico. Dia do Pintor de Paredes. 

Católicos celebram São Lucas Evangelista,  

BRASIL

1825 — O Reino Unido da Grã-Bretanha reconhece a independência do Brasil. 1860 – Morre Casimiro de Abreu (n. 1837), autor de "Meus Oito Anos", um dos mais populares da poesia brasileira. 

MUNDO

1945 — Espiões atômicos entregam à União Soviética informações sobre a bomba atômica atirada em Nagasaki. 2019 — As astronautas da NASA, Jessica Meir e Christina Koch, participam da 1ª caminhada espacial exclusivamente feminina

FOTO DO DIA

E VAMOS AO RETURNO

Na edição de 18 de outubro, menos de 48 horas da morte do senador Olavo Pires, para os que ainda defendiam que a coligação “Vontade do Povo” indicasse um nome para substituir o senador na disputa do governo estadual, a imprensa trouxe o “balde de água fria”.
A notícia daquele dia 18 citava que, citando o Art 77, § 4 da Constituição Federal, o ministro presidente do TSE Sidney Sanches o candidato 3º colocado na disputa pelo governo em 1990, o deputado estadual Osvaldo Piana, seria chamado para o returno.
Lembro que na edição do dia 17, cerca de 14 horas após a morte de Olavo, o “Alto Madeira”, onde eu trabalhava, trouxe em destaque a declaração dada, na madrugada, por um membro do Tribunal Eleitoral, de que o candidato Osvaldo Piana iria ao returno.
Interessante é que o nome e função de quem deu a declaração estavam na matéria do AM, mas os oradores ligados a Olavo, criticavam para ganhar espaço na pauta cuja meta maior era o espólio político de Olavo, já de olho em 1992.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

NO MUNDO DOS ESPORTES

NO MUNDO DOS ESPORTES

TRAIÇÃO OU?Sofia Lyskun, que já disputou várias competições internacionais e é a atual campeã europeia de saltos ornamentais, anunciou que assumiu a c

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)