Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA -1662. BOM DIA 15 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA -1662. BOM DIA 15 DE MARÇO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Escola, Dia Mundial do Direito do Consumidor. Dia Internacional Contra a Violência Policial


Católicos lembram  Santa Luísa de Marillac, Santo Clemente Maria Hofbauer, São Longuinho, São clemente Papa, B. Artemide Zati.

RONDÔNIA

1987 – Empossado o 1º governador eleito do Estado, o ex-deputado federal Jerônimo Santana. 1991 – O médico Osvaldo Piana, ex-deputado estadual, é o novo governador, único natural de Rondônia na função. 

BRASIL

1789 — Joaquim Silvério dos Reis denuncia ao Visconde de Barbacena a Inconfidência Mineira. 1944 – A Força Expedicionária Brasileira “FEB” ajuda a derrotar os alemães na batalha de Monte Cassino (Itália). 1967 — A "República dos Estados Unidos do Brasil" passa a ser denominada "República Federativa do Brasil". 1975 – Implantado o Estado do Rio de Janeiro, fundindo o Rio com o Estado da Guanabara. 1985 - Encerra o ciclo de governo militar no Brasil. 2001 — Onze mortos  na explosão da Plataforma P-36 da Petrobras na Bacia de Campos.

MUNDO

1493 — Cristóvão Colombo volta à Espanha após sua 1ª viagem à América. 1545 — Começa o Concílio de Trento, iniciando a contrarreforma à dissidência de Martinho Lutero. 1937 - Inaugurado em Chicago o 1º banco de sangue do mundo.

FOTO DO DIA

Na década de 1970, até 1980, um período muito difícil de Rondônia pela chegada de levas de migrantes, via BR-364, em busca de terra para viver, o que foi fundamental para o desenvolvimento do então Território e chegar à condição de Estado, vários sertanistas a serviço da Funai tiveram grande participação, tanto na atração de índios como para evitar choques maiores com os brancos que chegavam, atraídos pela fartura da terra em diversas regiões de Rondônia, casos de Francisco Meirelles, o seu filho Apoena, e um  deles foi o também sertanista Benamour Brandão Fontes (foto), em diversas frentes de atração. Benamour atuou durante o choque entre índios Uru-eu-uau-uau e colonos no Vale do Jamari. Os índios, numa das incursões, sequestraram o garoto Fábio Prestes, desaparecido desde então, em 1979.

ERRATA – A imperatriz Teresa Cristina, a “Mãe dos Brasileiros” nasceu em 1822 e não 1662.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)