Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 16 de setembro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 16 de setembro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1917 – A comissão “Pró-Pátria Portuguesa”, de Porto Velho, enviou ao governo português 234 mil réis, para os filhos dos soldados mortos na I Guerra.

1944 – No clube Internacional é fundado o Rotary Clube de Porto Velho. 

1950 – Festa em Guajará-Mirim na inauguração do Grupo Escolar “Simon Bolivar”.

1956 – O prefeito Jaime Castiel inaugura a luz elétrica no Bairro Areal (PVh).

1967 – O presidente Costa e Silva libera NCR$ 7 milhões, para iniciar a construção das rodovias Manaus/Boa Vista e Manaus/Porto Velho.

1980 – O Ferroviário ganha o Copão da Amazônia de futebol.

1981 – A proposta do deputado Jerônimo Santana (MDB/RO), devolvendo, a uma comissão técnica ao invés de iniciar a votação o projeto que cria o Estado de Rondônia, é vista como “retrocesso”.

1992 – Com a doença do governador Osvaldo Piana e o vice Assis Canuto no exterior, o deputado Silvernani Santos, presidente da Assembleia Legislativa, torna-se o 1º deputado a assumir o governo do Estado.

HOJE É

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Dia Internacional da Cardiologia Interventiva. Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Dia Nacional do Caminhoneiro.

Católicos celebram Santa Eufêmia, São Cornélio, São Cipriano, Beato Vítor III,

BRASIL

1817 – Desmembrada da província de Pernambuco, é criada a província de Alagoas. 1896 — Morre Carlos Gomes (n. 1936), compositor brasileiro, autor de “O Guarany”. 1947 — Oswaldo Aranha ( 1894/1960) é eleito presidente da Assembleia-Geral da ONU.  

MUNDO

1980 — Morre Jean Piaget (n. 1896), “pai” da psicologia evolutiva. 1949 — Chuck Jones (1912/2002), cria o desenho animado “Papa-Léguas e Coiote”. 1987 — Assinado o Protocolo de Montreal para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio.

FOTO DO DIA

HISTÓRIAS FORA DE FOCO (IV)

Em Jaru o prefeito Sidney Guerra é afastado do cargo, e nomeado interventor Antônio Luiz Campanari. Buscando abrir espaço com os moradores, o interventor realizou várias reuniões para “tomar pé” do ambiente. Com ele foi só o jornalista Zé Carlos Sá.

De um grupo de moradoras, Campanari ouviu o pedido de retirar a “feirinha” do local bem central, na margem da BR-364, ali perto do Posto do Soares.

Campanari disse que seria retirada. Depois da reunião ele queria ir lá saber a razão do pedido. O Zé Carlos, bom conhecedor da cidade, explicou que não era bem uma feira comum: era a zona de prostituição, que moradores e frequentadores chamavam “feirinha”.

Em Vila Rondônia, Ji-Paraná a partir de 1977, um dos pontos de turismo masculino era a “ZBM”, após a ponte que dividia o setor 1 do 2. Segundo o jornalista Roberto Gutierrez, muitos reclamaram quando o prefeito José Bianco mandou deslocar a “ZBM” para um lugar afastado, tudo em nome do “progresso”. 

Campanari não sabia que na “feirinha” o que se vendia não era o que ele pensava.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)