Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 16 de maio de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 16 de maio de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1ª vez contada a cada minuto no jornal Alto Madeira.

1948 – O serviço de radiotelegrafia do DCT no Território pode deixar de funcionar: os telegrafistas pediram demissão para ganhar mais no governo do Guaporé. 

1950 – Os “radiófilos” Humberto Correia, Humberto Amorim, Moacyr de Miranda, Mac D. Rivero, Marco A. Guzman, Balduino Lira, Odelio Serpa, Hilarino Cunha e Artur Marques fundam, em Porto Velho, a “Rádio Cayari”. 

1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, o (agora) ex-governador Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar.

1986 – O deputado estadual Zuca Marcolino, ex-PDS e agora PSB, confirmou ser candidato a governador na primeira disputa estadual, este ano.

1989 – Decisão do STF garante a Rondônia a posse da Ponta do Abunã (distritos de Extrema e Nova Califórnia), que fora ocupada pelo governo do Acre. 

1991 De autoria do deputado Isaac Bennesby, a Assembleia Legislativa aprovou projeto que concede financiamento, via Beron, para produtores rurais construírem suas casas.

HOJE É

Dia do Gari. Dia Internacional da Luz. Dia Internacional da Convivência em Paz. Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca. 

Católicos celebram Santa Margarida de Cortona, Santo Alexandre, Santo Ubaldo, Santo André Bobola, Santo Simão Stock, São João Nepomuceno, 

BRASIL

1978 – Um adepto de uma denominação protestante, destrói a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, depois recuperada. 2012 — Entra em vigor Lei de Acesso à Informação, regulamentando o direito à informação pública.

MUNDO

1929 — O filme “Asas” é o ganhador da 1ª edição do Oscar em Hollywood. 1975 – A alpinista japonesa Junko Tabei torna-se a 1ª mulher a escalar o Monte Everest.

FOTO DO DIA

COM A PALAVRA, A HISTÓRIA

O bom repórter Montezuma Cruz (*) está fazendo reviver uma das fases da conquista do território rondoniense em época bem recente, como a história do final de semana, sobre a disputa pela terra na região de Presidente Médici.

Há quem pense que a ocupação do solo rondoniense foi tudo um mar de belezas. Mas a realidade é muitas vezes diferente ao ler ou ouvir a versão de quem vivenciou ou, como no caso do Monte, os conheceu de depoimentos ou buscas em jornais, de conversas com colonos.

Quem veio encontrou uma região totalmente inexplorada e desconhecida para os que vinham; ausência do Estado, uma porteira aberta para o que de bom, e o que de ruim. 

Como em nova frente de ocupação vieram os que, como já ocorrera em Mato Grosso, norte do Paraná, em térreas capixabas, Minas Gerais, etc, preferiam o lado escuro da lei. 

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/montezuma-cruz/arbitrariedade-e-tortura-em-delegacias-caminhavam-juntas

A maioria dos colonos buscou na terra seu trabalho, uma minoria fez caminho inverso. (F. Rosinaldo Machado)


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 21 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 21 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA21 – 1920 – O Ypiranga Sport Club realiza concorrência para adquirir material de construção para erigir o muro do “Stadium Paulo Saldanha”.

O DIA NA HISTÓRIA 20 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 20 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) abre representação em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldei

O DIA NA HISTÓRIA 19 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 19 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

O DIA NA HISTÓRIA 18 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 18 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)