Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 07h20

RONDÔNIA
1976 – Um corpo sepultado na madrugada do dia 4 de junho de 1975, no cemitério dos Inocentes, foi exumado e há indícios que seja do radialista José Wilton Guedes, sequestrado e desde então desaparecido.
1982 - O desembargador Cesar Soares de Montenegro, presidente da Câmara Criminal do TJ, preside a 1ª sessão de júri do Judiciário rondoniense.
1984 – Centenas de famílias, que devido à forte enchente do Rio Madeira, em Porto Velho, e sem ter para onde ir, convivem com cobras e medo de assaltos de piratas nas casas alagadas.
1986 – Mais de 1/3 das 45 toneladas de gêneros enviadas pelo Governo para Guajará-Mirim, que se encontra isolada devido às chuvas, foram desviados e vendidos na Bolívia.
1990 – No encontro com o presidente Fernando Collor, em Brasília, o deputado Osvaldo Piana sugeriu que os geradores da Ceron em Porto Velho, agora abastecidas pela hidrelétrica de Samuel, sejam instaladas em Ji-Paraná.
HOJE É
Dia Mundial da Voz. Dia do Lions Clube. Dia do Sacerdócio.
Católicos celebram Santa Maria Bernadete Soubirous, Santa Engrácia de Saragoça, São Bento José Labre,
BRASIL
1984 – Mais de 1,5 milhões de pessoas participam do comício das Diretas, em São Paulo. 1906 – Inicia o 1º Congresso Operário do Brsil.
MUNDO
73 – Cai a Fortaleza de Massada. 1521 – Martinho Lutero se apresenta perante a Dieta de Worms 1948 — A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é fundada. 1896 — Encerramento dos Jogos da I Olimpíada em Atenas, Grécia.
FOTO DO DIA
O CADERNINHO AZUL
Na década de 1950, quando assumiu tornou-se dono do jornal Alto Madeira, Euro Tourinho, que aos 97 anos nos deixou, já ajudava o AM a sobreviver, mas pouco sabia como funcionava um jornal.
E inovou, criando uma coluna social – que ele fez até no final dos anos 1960, quando passou o comando daquele espaço a outra fera do jornalismo local, o Ciro Pinheiro, que de repórter passou a colunista social.
Segundo o Ciro, que veio aqui para visitar um parente, ele – que já era do métier em um jornal de Fortaleza (CE), foi contratado pelo Euro que pouco depois, para uma viagem, o deixou fazendo a coluna “até que eu volte”, e 2 meses depois efetivou o Ciro.
Várias vezes, trabalhando mais de 20 anos com o Euro, perguntei sobre o “Caderninho Azul” e ele, daquele jeito que era, dizia sempre que o tal “Caderninho” não existia, era um blefe. Nada, Lúcio, inventei porque o Ibrahim Sued (*) costumava dizer isso em sua coluna e aí adotei”.
À coluna o Euro (FOTO) deu o título de “Eurly”, nome de sua única filha.
(*) Ibrahim Sued, jornalista carioca que modernizou a coluna social no Brasil.
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)