Domingo, 13 de outubro de 2024 - 07h15

RONDÔNIA
1940 – Toda a capa do único jornal de PVh, o “Alto Madeira”, foi ocupada com a foto do presidente Getúlio Vargas, e os detalhes de sua programação na cidade.
1946 – Dezenas de consumidores da energia elétrica gerada pela usina da EFMM podem deixar de receber a luz se não pagarem até dia 20 seus débitos.
1969 – O Decreto Federal 911 retorna as eleições, suspensas desde 1926, para vereador nos municípios dos Territórios. Os prefeitos continuam nomeados.
1982 – Com as equipes do interior em destaque, acaba o Iº Jogos Olímpicos Escolares de Rondônia; o campeão geral foi o “Barão do Solimões”, da capital.
1983 – Aos 9 anos de idade Débora Michelle Bonfante, aluna do colégio “José Otino de Freitas”, é a prefeita-mirim de Porto Velho, vencendo candidatas de todas escolas da capital.
13 – 1987 – O jornal Alto Madeira acusa o Cimi de estar a serviço de multinacionais, “usando a Igreja católica e os índios como escudo”.
HOJE É
Dia Mundial da Trombose. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.
Católicos celebram São Teófilo, Santo Eduardo Confessor, São Daniel e companheiros mártires, Beata Alexandrina Maria da Costa,
BRASIL
1890- O Barão de Drummond cria o jogo do bicho, no Rio de Janeiro. 1978- O presidente Ernesto Geisel revoga o Ato Institucional nº 5.
MUNDO
1884 – O meridiano de Greenwich passa a ser o ponto definidor dos fusos horários. 1917 — Setenta mil pessoas testemunham o "Milagre do Sol" na Cova da Iria em Portugal. 1930 — O Bispo de Leiria reconhece oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.
FOTO DO DIA
AGORA A VOLTA À ROTINA
Durante mais de 40 horas Porto Velho, algo em torno de 8 mil “almas viventes”, curtiu a presença do presidente Getúlio Vargas, das 14 hs do dia 11 e 9 da manhã do dia 13.
Deve ter dado uma ressaca muito grande, e volto ao que um então garoto, 8 anos, contou quando perguntei sobre o dia seguinte. Mais de meio século depois o professor Abnael Machado de Lima, historiador, viajou no tempo.
Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026
A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026, a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo

NO MUNDO DOS ESPORTES - HAJA FUTEBOL
Com 12 vagas, o futebol rondoniense estará bem ativo este ano. Além dos campeonatos estaduais previstos em todas as categorias e naipes, a bola vai ro

Feira do UN exemplo da rodoviária preocupa os feirantes
Duas questões preocupam os permissionários da Feira do UM: a indefinição da prefeitura sobre o local onde serão instalados enquanto durar a (se acon

NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA
Em 2013 o então diretor de competições da Federação de Futebol de Rondônia, jornalista João Dalmo impediu que o Vilhena, que como campeão rondoniense
Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)