Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - 07h15

RONDÔNIA
1917 – No sarau da “Associação Instructiva e Recreativa (PVh) uma das atrações é a menina (9 anos), Labib Mamud Aiech, que em 1922 seria a 1ª mulher a falar em reunião pública na cidade.
1940 – O presidente Getúlio Vargas chega a Porto Velho com ministros e assessores, para visita de 3 horas.
1949 – Aberta concorrência para alugar o Hotel do Governo em Guajará-Mirim.
1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, desmembrados do município de Porto Velho.
1981 – Por solicitação do ministro do Exército, general Walter Pires, o presidente em exercício Aureliano Chaves envia ao Congresso o projeto criando o V Exército, na Amazônia.
1987 – Fuzileiros navais sediados em Manaus chegam a Porto Velho para retirar garimpeiros das margens do Rio Madeira e que ameaçam a navegação e o meio ambiente.
1990 – As alunas Carla Janaína, Michelle Albuquerque e Lúcia Helena, do “Camela Dutra”, vencem a fase estadual da “Feira de Ciências”, com o trabalho “Cultura Indígena”, e representam Rondônia em São Paulo.
HOJE É
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Dia Internacional da Menina. Dia Mundial (e Nacional) da Obesidade. Dia do Teatro Municipal.
Católicos celebram São Filipe – Diácono, São Alexandre Sauli, São João XXIII,
BRASIL
1977 – O presidente Ernesto Geisel assina a lei criando o Estado de Mato Grosso do Sul. 1908 — Nasce Angenor de Oliveira, o “Cartola” (m. 1980), compositor de “A Rosas não falam”, “O mundo é um Moilñho” etc.
MUNDO
1962 – Instalado o Concílio Vaticano II; decisões principais: os Papas dividem seu poder com os bispos; missa celebrada na língua do país em que é realizada; os celebrantes ficam de frente para o público. 1968 — Decola a Apollo 7, a 1ª missão tripulada do Projeto Apollo.
FOTO DO DIA
LOUCURA EM PORTO VELHO (III)
Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 24 de outubro de 2025
RONDÔNIA1918 – Autorizada, pela intendência (Câmara) Municipal, que a prefeitura construa, uma “escola mixta municipal em Porto Velho”, a ser denomina

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de outubro de 2025
RONDÔNIA1938 – Oferecendo oito cursos por correspondência, a Associação Educacional São Paulo se instala em Porto Velho.1940 – Estão abertas inscriçõe

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 22 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 - A Fundação Sesp/Porto Velho adverte: ninguém deve comprar o antimalárico “Atebrina”, cuja distribuição é gratuita.1954 – Seringalistas

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de outubro de 2025
RONDÔNIA1950 – O governo do Território contrata, ao valor de CR$ 4,3 mil mensais, um “manipulador de radiografias” para atuar no Hospital São Jose.195
Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)