Terça-feira, 10 de setembro de 2024 - 07h31

RONDÔNIA
1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Botafogo no Rio de Janeiro.
1942 – A diretora do colégio “Barão do Solimões” publica portaria punindo com 15 dias de suspensão sete alunos, 5 moças e 2 rapazes. (Ver FOTO DO DIA)
1950 – O juiz José de Melo e Silva, autor do poema “Céus do Guaporé”, depois Hino do Estado, assume a Comarca de Porto Velho – acumulando com a de Guajará-Mirim.
1955 – O deputado Renato Medeiros (PSP/Guaporé) denuncia: nas selvas do Território é inumana a situação dos seringueiros, e acusa o Banco da Amazônia de ter responsabilidade com isso.
1982 – O governador Jorge Teixeira (RO) foi acusado na Assembleia Legislativa do Acre de mandar instalar postos de serviço de Rondônia em Extrema, que desde 1943 pertencia a Rondônia.
1987 – Caminhoneiros acusam policiais rodoviários de priorizarem passagem de veículos de empreiteiras, “furando a fila” de 4 horas de espera na balsa no Rio Madeira.
HOJE É
Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Dia do Gordo ou Dia de Luta Contra a Gordofobia.
Católicos celebram São Nicolau de Rolentino,
BRASIL
1808 – 1ª edição da “A Gazeta do Rio de Janeiro”, o 1º jornal publicado no Brasil. 1972 — Emerson Fittipaldi conquista seu 1º título mundial de Fórmula Um. 1930 – Nasce Ferreira Goulart (m. 2016) escritor, poeta, fundou o Teatro Opinião.
MUNDO
1960 – Correndo descaço, o etíope Abebe Bikila (1932/1973) vencer a maratona nos Jogos Olímpicos de Roma.
FOTO DO DIA
DIFERENÇA
Imagine se o registro do jornal “Alto Madeira” (setembro de 1942) fosse na atual legislação: Portaria do Grupo Escolar “Barão do Solimões” (atual Escola Estadual “Barão do Solimões”) publicada no, àquela altura, único veículo de comunicação local.
Assinada pela diretora do “Barão”, punia sete alunos, cinco deles mulheres, por 15 dias. Uma amiga, às vésperas de se aposentar, contou um caso ocorrido em sua escola, quase centenária em outro Estrado da Amazônia.
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
BOAS NOTÍCIAS (nem sempre) 10 de novembro de 2025
O BOM EXEMPLO DO BASQUETEO técnico do Real Betis, Espanha, o chileno Manuel Pèllegrini, deu uma sugestão que vai melhorar muito o futebol: Fazer como

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)