Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 10 de setembro de 2024 - BOM DIA!


Escola “Barão do Solimões” - Instalação do Território em 1944 - Gente de Opinião
Escola “Barão do Solimões” - Instalação do Território em 1944

RONDÔNIA

1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Botafogo no Rio de Janeiro.

1942 – A diretora do colégio “Barão do Solimões” publica portaria punindo com 15 dias de suspensão sete alunos, 5 moças e 2 rapazes. (Ver FOTO DO DIA)

1950 – O juiz José de Melo e Silva, autor do poema “Céus do Guaporé”, depois Hino do Estado, assume a Comarca de Porto Velho – acumulando com a de Guajará-Mirim.

1955 – O deputado Renato Medeiros (PSP/Guaporé) denuncia: nas selvas do Território é inumana a situação dos seringueiros, e acusa o Banco da Amazônia de ter responsabilidade com isso.

1982 – O governador Jorge Teixeira (RO) foi acusado na Assembleia Legislativa do Acre de mandar instalar postos de serviço de Rondônia em Extrema, que desde 1943 pertencia a Rondônia.

1987 – Caminhoneiros acusam policiais rodoviários de priorizarem passagem de veículos de empreiteiras, “furando a fila” de 4 horas de espera na balsa no Rio Madeira.

HOJE É

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Dia do Gordo ou Dia de Luta Contra a Gordofobia. 

Católicos celebram São Nicolau de Rolentino, 

BRASIL

1808 – 1ª edição da “A Gazeta do Rio de Janeiro”, o 1º jornal publicado no Brasil. 1972 — Emerson Fittipaldi conquista seu 1º título mundial de Fórmula Um. 1930 – Nasce Ferreira Goulart (m. 2016) escritor, poeta, fundou o Teatro Opinião. 

MUNDO

1960 – Correndo descaço, o etíope Abebe Bikila (1932/1973) vencer a maratona nos Jogos Olímpicos de Roma. 

FOTO DO DIA

DIFERENÇA 

Imagine se o registro do jornal “Alto Madeira” (setembro de 1942) fosse na atual legislação: Portaria do Grupo Escolar “Barão do Solimões” (atual Escola Estadual “Barão do Solimões”) publicada no, àquela altura, único veículo de comunicação local.

Assinada pela diretora do “Barão”, punia sete alunos, cinco deles mulheres, por 15 dias. Uma amiga, às vésperas de se aposentar, contou um caso ocorrido em sua escola, quase centenária em outro Estrado da Amazônia. 

No caso narrado, aluno, várias vezes advertido e com a família comunicada. A escola decidiu dar transferência, mas os pais só atenderam ao chamado quando foi acionado o sistema “Busca Ativa”, mas ameaçando denunciar a escola ao Conselho Tutelar.
E só não fizeram porque os pais da outra criança, ferida pela colega com uma ponta de lápis num dos olhos, disse que faria um Boletim de Ocorrência.
O fato é a diferença: hoje, aquela diretora seria execrada, processada e, com certeza, perderia a função pública.  
Escola “Barão do Solimões” - Instalação do Território em 1944.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)