Domingo, 10 de março de 2024 - 08h00

RONDÔNIA
1904 – O presidente da República Rodrigues Alves assina o Decreto-Lei 5.161, autorizando a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.
1954 – Sem um órgão federal que inspecione passageiros de barcos que chegam a Porto Velho, o governo do Território faz a inspeção, identificando no vapor Cuiabá portadores de caxumba, coqueluche etc.
1976 – O juiz Cesar Montenegro preventiva os acusados da morte do comerciante Raimundo Ripardo: a viúva Zenir Goraieb, sua suposta “namorada” Celina Camacho e o ex-policial Abelardo Silva.
1983 – A prelazia de Ji-Paraná, criada em 1978, passa ser Diocese com novo bispo, D. Antonio Possamai, em lugar de D. José Martins da Silva, nomeado o 1º arcebispo de Porto Velho.
1990 – Eleitores de 21 localidades votarão na consulta do TRE, sobre as propostas de passarem a municípios, mas há resistências internas contra a elevação.
HOJE É
Dia do Telefone. Dia Mundial do Sedentarismo. Dia do Sogro. Dia das Sociedades de Amigos de Bairros. Dia Internacional das Perucas. Dia Internacional da Gaita de Foles.
Católicos celebram São João Ogilvie, Santos 40 Mártires de Sebaste, São Simplício, São Macário o Grande, Metodistas lembram Harriet Tubman
BRASIL
1876 – Na Feira Centenária dos EUA, o imperador D. Pedro II é o primeiro a usar um aparelho telefônico, invenção de Alexander Ghahan Bell. 1944 — Nasce Paulo Sérgio (+ 1980), cantor e compositor brasileiro, música mais conhecida “A última canção”.
MUNDO
1831 — A Legião Estrangeira Francesa é criada pelo rei Luís Filipe. 2006 - Descoberta a terceira catarata mais alta do mundo em Chachapoyas no Peru.
FOTO DO DIA
SER, OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO
O trecho em “Hamlet”, de William Shakespeare bem que se pode considerar todas as vezes em que entre 1977 e 1990 permearam propostas de passar a municípios, como já acontecera na fase anterior à passagem a Estado.
No dia 11 de março de 1990 eleitores de 21 comunidades rondonienses foram chamados a opinar: favor ou contra ser município? A elevação já estava prevista na Constituição de 1989, mas precisava da consulta, promovida pela Justiça Eleitoral.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osvaldo Piana, favorável lembrava situações, como Campo Novo, distrito de Porto Velho, distante mais de 200 Kms e que quando o Território deixou de existir havia quem fosse contra.
A experiência do plebiscito para saber se uma comunidade pretendia a passagem a município já fora feita antes em Rondônia, quando moradores dos distritos de Santa Luzia, Alta Floresta e Brasilândia aprovaram a proposta.
OBS: O distrito mais distante de Porto Velho a Extrema é mais de 300 Kms, e dali até Rio Branco (AC) só 180. Extrema continua distrito.
Foto: Campo Novo, a homenagem ao garimpeiro (Ésio Mendes/Secom)
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de outubro de 2025
RONDÔNIA1917 – A prefeitura de Porto Velho instala uma “secção” voltada ao incentivo da lavoura, anunciou o prefeito Joaquim Augusto Tanajura.1950 –

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de outubro de 2025
RONDÔNIA1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré. 1927 – A Prefeitura doa à Prelazia de Porto

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de outubro de 2025
RONDÔNIA1938 – De janeiro a setembro 51 crianças foram registradas como nascidas em Porto Velho. Nas certidões constam apenas o nome do pai.1950 - Cri

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de outubro de 2025
RONDÔNIA1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a P. & T. Collins (EUA) a construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1917 – A supe
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)