Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 10 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 10 de junho de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – O jornal “Estado de S. Paulo” elogia a campanha do “Alto Madeira” para plantar mais seringueiras, mas lembra: para desenvolver a Amazônia é necessário investir em novas fontes econômicas, e não ficar só na produção da borracha.

1948 – O governador Frederico Trotta homenageia personalidades e destaca o médico Joaquim Augusto Tanajura, autor do projeto de criação do município de Porto Velho.

1949 – Em área cedida pela União, na Av. Presidente Dutra, começa a construção de “um prédio moderno em frente ao mercado municipal”, a sede da Associação Comercial de Rondônia.

1968 – O IBRA – Instituto Brasileiro de reforma Agrária cria o Projeto Integrado de Colonização “Ouro Preto”.

1981 – Deputados de Mato Grosso vão entrar com ação contra o projeto de criação do Estado de Rondônia, temendo que parte da região de Aripuanã (MT) seja inserida no mapa do novo Estado.

1982 – D. João Batista Costa (1909/96) bispo de Porto Velho desde 1946, tem sua renúncia aceita pelo papa João Paulo II e preside seu último ato oficial, a procissão de Corpus Cristhi.

1986 – Quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia de Letras de Rondônia

HOJE É

Dia do Educador Sanitário. Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Católicos celebram Santo Anjo da Guarda de Portugal, São Landerico,  

BRASIL

1981 — More Nair de Tefé (n. 1886), 1ª mulher cartunista no mundo, ajudou a popularizar a música popular brasileira.

MUNDO

1580 — Morre Luís Vaz de Camões (n. 1,524), poeta português autor de Lusíadas. 1.793 -  O museu Jardim das Plantas é inaugurado em Paris, seria depois o 1º zoológico público.  323 a.C. — Morre Alexandre o Grande (n. 356 a.C.), também chamado “Alexandre Magno”. 

FOTO DO DIA

A 364 QUASE CENTENÁRIA (II)

Desde quando foi implantada a “língua de Rondon” de Cuiabá a Porto Velho, seus postes e fiação eram guia aos que se aventuravam entre Porto Velho e as vilas que em 1960 veriam a rodovia.

O escritor Abel Neves narra: Em Vila Rondônia, na década de 1950, chegou uma família inteira, a pé, pela selva, saída de Porto Velho.

Para chegar nas estações telegráficas, formadoras dos núcleos que originaram os municípios ao longo da BR, era preciso coragem e fé. 

Já com a BR aberta, e até apoio aéreo, a “Caravana Ford” (1960) levou 2 meses de São Paulo a Porto Velho, e até passando fome.

Tropas conduziam mercadorias em lombos de burros até Porto Velho, trazendo dos seringais as urnas das eleições (1947 a 1962). Duas se encontraram em Candeias. Uma pinga, um peixe frito e o chefe da que vinha do seringal quer saber:  
- Como tá a eleição? 
Ao ouvir que o candidato deles ganhara, anunciou:
- Vamos jogar a urna no rio, e voltar pro seringal. 
Tomaram mais umas e voltaram.
Foto: Rondon na frente de implantação da Linha Telegráfica/acervo e colorização Luís Claro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

EM LIMACom previsão de 7 mil participantes, Lima, a capital peruana, depois de oito anos volta a receber ao Jogos Panamericanos, no ano que vem, no pe

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)