Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 10 de julho de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 10 de julho de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1918 – Todos os ingressos vendidos para a apresentação da soprano Júlia Olivari, no Cine Theatro Phoenix.    

1931 – Pelo dec. 20.200/31 o Brasil restabelece os serviços da EFMM, nomeado diretor o capitão Aluízio Ferreira, o 1º brasileiro na função.

1953 – Festa pelo 22º ano da “nacionalização” da EFMM: inaugurações da Praça “Aluízio Ferreira, do Educandário Belisário Pena, do auditório da Rádio Difusora do Guaporé e torneio de futebol.

1940 – Sérvulo Machado e Jorge Carlos Moreira pilotam o avião “Getúlio Vargas”, do governo do Acre, inaugurando o campo de pouso do “Caiari”, em Porto Velho.

1972 – O último trem apita no pátio de Porto Velho. Está extinta a Madeira-Mamoré.  1981 – Para fins turísticos, o governador Jorge Teixeira reativa trecho, de Porto Velho a Santo Antônio, da EFMM.

1990 – São 6 os candidatos a governador: Valdir Raupp (PRN), Orestes Muniz (PMN), Olavo Pires (PTB), Osvaldo Piana (PTR), José Guedes (PSDB) e Inácio Lemke (PT).  

HOJE É

Dia Mundial da Lei. Dia da Pizza. Dia da Saúde Ocular. Dia do Engenheiro de Minas. 

Católicos celebram santas mártires Rufina, Segunda, Anatólia e Vitória, santo Antônio Percierscij, Santo Canuto IV,

BRASIL

1884 – O Amazonas é a 2ª Província (o Ceará foi a primeira) a libertar os escravos. 1909 — Nasce Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino (m. 1963), o maior nome brasileiro em esculturas em barro. 

MUNDO

1859 — “Big Ben”, o relógio mais famoso do mundo soou pela 1ª vez, em Londres. 1964 – Revolução na moda: a estilista inglesa Mary Quant  (1930/2023) apresenta a minissaia. 1979 – O presidente João Figueiredo extingue a ordem de que brasileiros exilados por motivos políticos não precisariam mais depor na volta ao país.

FOTO DO DIA

EU, O GUARDA E O CACHORRO

Sabe a frase “cachorro correndo atrás do rabo”? Tem até explicação (*) de especialistas, termo que se desgastou devido aos que iam na TV e sempre a favor “daquela” vacina, apesar das evidências. 

Moro há 45 anos na Duque, entre a Jorge Teixeira e a Uruguai, uns 200mts mas desde que a prefeitura mudou o tráfego eu gasto muita gasolina, e tempo, para chegar em casa.

Não posso dobrar da Jorge Teixeira e pegar a Duque (contramão). Agora tenho de dirigir quase 1 KM: até a Pinheiro Machado, Buenos Aires, Carlos Gomes e Uruguai

Na Carlos Gomes com  a Uruguai havia uma blitz, e o PM disse que para chegar em casa tinha de pegar a Jorge Teixeira. Respondi: “Vou ficar tipo cachorro correndo atrás do rabo”.

O PM achou que eu estava “gozando” ele. Expliquei o ditado popular e ele disse: “É mesmo, não vai a lugar algum”. Ele riu e mandou passar. Em casa pensei: “Fiz uma boa ação hoje. Fiz um PM zangado rir”.

(*) https://www.patasdacasa.com.br/noticia/7-razoes-que-explicam-o-cachorro-correndo-atras-do-rabo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)