Segunda-feira, 1 de janeiro de 2024 - 06h10

RONDÔNIA
1913 – Circula o jornal Extremo Norte, em Santo Antonio (MT). O exemplar a 1 centavo de réis e foi o 1º em português no que é hoje Rondônia.
1915 – Empossados os primeiros intendentes (vereadores) eleitos no município de Santo Antonio, todos filiados ao Partido Republicano Conservador (PRC).
1917 – Tomam posse o 1º prefeito eleito de Porto Velho, Joaquim Tanajura, e os intendentes Luzitano Barreto, José Camargo, Álvaro Paraguassu, Antonio Sampaio e Otávio Reis, todos do PRC.
1983 – Posse do 1º arcebispo de Porto Velho, D. José Martins da Silva, presentes o bispo emérito D. João Batista Costa, o Núncio Apostólico D. Carmo Furno, um arcebispo e 10 bispos da Amazônia.
1989 – A partir dessa data prefeitos e vereadores eleitos no ano anterior tomam posse.
1995 - A partir desse ano todos os governadores eleitos tomam posse em Rondônia: 1995 - Valdir Raupp, 1999 – José Bianco, Ivo Cassol 2003 e 2007, Confúcio Moura 2011 e 2015 e Marcos Rocha 2019 e 2022.
COMEMORE
Em 2024 você viverá mais um dia, por ser ano bissexto. Dia da Confraternização Universal e da Paz (ONU). Dia do Domínio Público.
Católicos celebram a solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus. São Fulgêncio.
BRASIL
1946 — Nasce Roberto Rivellino, o “Patada Atômica” no mundial de 1970 quando foi campeão. 1931 - Fundação Esporte Clube Bahia. 2009 - Vigora o Acordo Ortográfico de 1990, no Brasil, em caráter definitivo e obrigatório
MUNDO
A Grã-Bretanha e Irlanda passam a formar o Reino Unido. As colônias britânicas de Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria, Austrália Meridional, Tasmânia e Austrália Ocidental constituem a federação da Austrália.
FOTO DO DIA
BELEZA – O SINEIRO
Na década de 1940, ainda bem jovem, Raimundo Monteiro foi trabalhar na obra da catedral do Sagrado Coração de Jesus, ficando lá, contratado pelo bispo dom João Batista Costa.
Uma vez, para o jornal Estadão do Norte, o entrevistei, e não foi fácil: ele não parava um momento, sempre tendo de ajeitar alguma coisa, mas lembrou que nunca casou, dedicando sua vida à catedral.
Trabalhava como sacristão, mas poucos o chamavam pelo nome, talvez só D. João, mas para os emais o usual o apelido “Beleza”, o que o fez ser uma das figuras populares de Porto Velho.
O jornalista Ivo Feitosa lembra que Beleza “aprendeu a dar ritmo e beleza ao badalar dos sinos da Catedral, de forma manual, som que passou a eletrônico a partir de quando o padre Emilio La Noce assumiu a Paróquia”.
Mas a lembrança do bimbalhar e do som produzido pelo sineiro Beleza ainda estão presentes nos que conheceram o velho sacristão.
Ali, Beleza, falecido em 2005, trabalhou até sua aposentadoria em 1999, mas diariamente ia até a igreja, confirmando o que ele dizia e que outros reconheciam: sua família era a catedral.
Em tempo: Um excelente novo ano a todos.
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”
Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
EM LIMACom previsão de 7 mil participantes, Lima, a capital peruana, depois de oito anos volta a receber ao Jogos Panamericanos, no ano que vem, no pe
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)