Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 07 de agosto de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 07 de agosto de 2024 - BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Um grande incêndio destruiu a fábrica de gelo da administração da Madeira-Mamoré. Dentre os salvados, três barras de gelo que se encontravam em local protegido.

1938 – Relatório do 1º semestre do hospital São José (único em Porto Velho): 390 atendimentos diversos, com 17 óbitos, entre homens e mulheres.

1940 – 4 mil nordestinos estão chegando à Amazônia para atuar no esforço de produção da borracha, mas ainda não se sabe quantos deles virão para os seringais do Rio Madeira.

1951 – Quatro feridos e um morto, o saldo de um choque de 2 veículos na estrada de Santo Antônio no domingo passado. 

1957 – O governador Jayme Araújo dos Santos elogiou o trabalho de abertura da BR Porto Velho/Cuiabá, cujas obras rodoviárias se encontram no KM 90.  

7 – 1985 - O governador Angelo Angelin anuncia a construção de um hospital específico para atendimento de vítimas de doenças tropicais – Cemetron.

1990 – Com o presidente da CBF Ricardo Teixeira no “Aluizão”, a seleção de novos do Brasil derrotou (3x1) a seleção rondoniense. Teixeira também inaugurou a sede da Federação de Futebol.

HOJE É DIA

Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Sancionada a Lei Maria da Penha. 

Católicos celebram Santa Afra, Santo Alberto de Abati, Santo Caetano de Tiene, São Donato, São Sisto II,  

BRASIL

1501 – Portugueses chegam ao litoral do Rio Grande do Norte e implantam o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa. 1843 - Criação do Instituto dos Advogados Brasileiros, que originou a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. 1879 – Registrada a maior nevasca no Brasil: a cidade de Vacaria (RS) ficou debaixo de 2 metros de gelo.

MUNDO

1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web. 

FOTO DO DIA

O DA TV É MELHOR

O jornalista Sérgio Valente (Foto)) fazia matéria para seu programa de TV e é abordado por um homem com um garoto: “É o Sérgio Valente, meu filho”. O garoto olha e conclui: “Não é. O da TV é melhor”.

O CABO

Jaru, 1976/77, o cabo da PM, era o juiz, delegado, promotor. O governador Humberto Guedes chega na delegacia, e da porta diz: “Cabo”, que nem se mexe. Guedes repete, o cabo o vê e aí não sabe o que fazer, se fecha a gandola, se perfila, se pede desculpas.

FAIXA ETÁRIA

Edinho Marques, TV-Rondônia, pergunta ao professor de uma colônia de férias qual a faixa etária das crianças. E o professor: “Umas 100, 200 crianças”. 

A FEIRINHA

Antonio Campanari assume como interventor de Jaru, e o 1º pedido foi mandar fechar a “feirinha”. Campanari diz que vai tirar, manda o jornalista Zé Carlos Sá anotar. 

Na saída quer conhecer a tal “feirinha”. 

O Zé já conhecia o local e explicou. “Vai ficar ruim para sua imagem no 1º dia no cargo o senhor ir a “feirinha”, que é como eles chamam a zona”.
P.S. – Em meu livro “A Cesta Página de um repórter” tem muitas mais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO

RONDÔNIA1922 – O 1º centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”, será comemorado dia 17 em Porto Velho pela Loja Maç

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JUNHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JUNHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325

RONDÔNIA1920 – A eleição de um intendente (pela renúncia do ex-titular) transforma as ruas de Porto Velho em cenário de violência, com patrulhamento a

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JUNHO

RONDÔNIA926 – O 1º quadro do Ypiranga não compareceu para o amistoso contra o União SportivA e o torcedor ficou sem “foot-ball” neste domingo. 1943 –

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)