Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE AGOSTO!


O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1981 – O ministro do Interior Mário David Andreazza envia ao presidente João Figueiredo relatório propondo uma Lei que criasse o Estado de Rondônia.

COMEMORA-SE

Dia do Capoeirista. Católicos lembram Santa Lídia e Santo Eusébio.

FATOS

BRASIL

1902 - Nasce o compositor Carlos Cachaça, autor do clássico “O Mundo é um moinho”. 1907 – Nasce Ernesto Geisel, presidente brasileiro (1975/79) que iniciou a estrutura para a criação do Estado de Rondônia. 1920 – O tenente Guilherme Paraense ganha a primeira medalha de ouro brasileira em Jogos Olímpicos (prova de tiro com revólver a 30 metros). 1977 – A escritora cearense Rachel de Queiroz é a 1ª mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras. 1996 - Brasil 3x2 Rússia e fica com o  bonze. É a 1ª medalha olímpica do Brasil no voleibol feminino. 

MUNDO

70 — É extinto o incêndio que destruiu o Segundo Templo em Jerusalém. 1492 — Cristóvão Colombo zarpa da Espanha, viagem em que ele descobriu a América. 1914 – França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a I Guerra Mundial. 1949 — Fusão da Basketball Association of America e a National Basketball League, criando a National Basketball Association (NBA). 1958 — O primeiro submarino nuclear do mundo, o USS Nautilus, torna-se o primeiro navio a completar uma travessia submersa do Polo Norte geográfico. 1977 — A Tandy Corporation anuncia o TRS-80, um dos primeiros computadores pessoais produzidos em massa. 1980 – Fim dos Jogos Olímpicos de Moscou, boicotados pelos EUA e outros países ocidentais, em protesto pela invasão soviética ao Afeganistão (o Brasil participou dos Jogos). 


FOTO DO DIA

1972 – naquele ano a maioria dos brasileiros ouviu falar de uma palavra que poucos tinham conhecimento: Sesquicentenário, relativo aos 150 anos de alguma coisa, no caso da proclamação da Independência brasileira, que teve um ano inteiro de eventos, com shows, apresentações cívico/culturais e o translado dos despojos do proclamador da Independência, o imperador Dom Pedro I, da cripta em que se encontrava em Lisboa, para o Brasil, solenemente levados a todas as principais cidades do país antes de repousar no Monumento à Independência, situada no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Em Porto Velho a população foi às ruas, e visitou o espaço no Palácio Presidente Vargas, onde estava exposta a urna de D. Pedro. Na capital rondoniense os estudantes desfilaram, como essa escola infantil, cada um dos componentes vestindo a camisa com a efígie de Dom Pedro. 

O jornalista Ciro Pinheiro, presente à visitação no Palácio, conta sempre que ao subir as escadarias um dos militares tropeçou e por pouco  a urna não caiu.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA  - BOM DIA, 21 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 21 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SEDia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia Nacional do Adolescente, Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro,  Dia Mundial do Doente de Ma

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SEDia do Funcionário Municipal (presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº1713/39 criando o Conselho Federal do Serviço Público Civil). D

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SEEm Porto Velho: Dia Municipal do TacacáDia dos Símbolos Nacionais. Dia Nacional da Televisão (Lei 10.255/2001). Dia Nacional de Conscientiz

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SEDia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga. Dia da Compreensão Mundial. Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual. Católicos le