Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE AGOSTO!


O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Filósofo.

Católicos lembram São Roque Peregrino e Santo Estevão da Hungria.

BRASIL

1999 — Morre Carlos Cachaça, grande nome do samba, autor de “Quem me vê sorrindo” e “Harmonia na MNGUEIRA”.  1992 – Manifestações em todo o Brasil pedem a saída do presidente Fernando Collor de Mello. 2008 — Morre Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro. 2008 – César Cielo Filho ganha a 1ª medalha de ouro olímpica da natação brasileira em Pequim, nos 50 metros livres.

MUNDO

1815 — Nasce Dom Bosco, santo católico italiano, padroeiro dos jovens e de Brasília. 1852 – Fundação da cidade de Teresina, capital do Piauí. 1900 — Morre Eça de Queirós, escritor português, cuja grande obra é o romance “O Crime do Padre Amaro”.   1925 – Estreia em Nova York de “Em Busca do Ouro”, 1º longa-metragem de Charles Chaplin. 1944 — Primeiro voo de um jato com asa com enflechamento negativo, o Junkers Ju 287. 1977 — Morre Elvis Presley, grande nome do rock mundial. 1995 - O navegador internet Explorer (Microsoft), começa a funcionar.

FOTO DO DIA

O que seria um voo tranquilo num hidroavião “catalina” da FAB, num voo de Forte Príncipe a Guajará-Mirim, sobre o Rio Guaporé/Mamoré, torna-se uma tragédia (foto), morrendo quatro dos passageiros, mas foi graças à ação de um jovem, o soldado Francisco Martins Nascimento, conhecido como Martinzão ou Tranqueira, que os 26 acidentados foram encontrados e salvos. Pelo seu ato, o soldado Martins  (6ª Cia Especial de Fronteira, atual 6º Batalhão de Infantaria de Selva) recebeu várias homenagens, a maior delas a Medalha do Pacificador, tida entre as mais altas das Forças Armadas. Depois de deixar o Exército, Martins trabalhou com vários projetos sociais em Guajará-Mirim, até morrer em 2017.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO PREPARA NOVO DIÁCONO

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO PREPARA NOVO DIÁCONO

No ano que comemora meio século de sua passagem à condição de paróquia, a igreja de São Cristóvão, no bairro do mesmo nome em Porto Velho, celebrou a

NO MUNDO DOS ESPORTES

NO MUNDO DOS ESPORTES

COPA 2026 O sorteio dos grupos da Copa do ano que vem, deve ser realizado amanhã, 5 de dezembro, em Washington DC. Serão 48 seleções divididas em 12 g

NO MUNDO DOS ESPORTES 1 de dezembro de 2025 COPA VERDE

NO MUNDO DOS ESPORTES 1 de dezembro de 2025 COPA VERDE

COPA VERDEA Copa Verde, disputada por clubes do Norte, acontece em 2026 de 25 de março a 7 de junho. O maior campeão é o Paissandu (PA) que ganhou cin

No muno dos esportes

No muno dos esportes

COPA SÃO PAULOCom início marcado para 2 de janeiro, a “Copinha” – Copa São Paulo de Futebol Júnior/26, que terá como representante de Rondônia o União

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)