Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE AGOSTO!


O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia da Santa Casa de Misericórdia. Dia das Gestantes. Dia dos Solteiros. Dia da Informática.

Católicos lembram Assunção de Nossa Senhora, mãe de Jesus. São Tarcísio. São Stanislau Kóstka.

RONDÔNIA

Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (incluiria a seguir o “da Silva”) que, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região da fronteira.

BRASIL

1825 – Nasce 1825 — Bernardo Guimarães, um dos grandes clássicos da literatura brasileira, “A Escrava Isaura”. 1909 – Morre  Euclides da Cunha, escritor e jornalista brasileiro, autor de “Os Sertões”. 2007 – Morre Joel Silveira, jornalista que historiou a FEB na II Guerra Mundial. 

MUNDO

718 — Fim do segundo cerco árabe de Constantinopla. 1248 — Inicia construção da Catedral de Colônia (Alemanha), construída para abrigar relíquias dos Reis Magos. 1534 — Inácio de Loyola cria a congregação da  Companhia de Jesus. 1843 — Inauguração dos Jardins de Tivoli, um dos mais antigos parques de diversões do mundo, em Copenhague, na Dinamarca.  1914 - O Canal do Panamá é aberto para o tráfego. 1969 — Início do Festival de Woodstock (EUA), com alguns dos melhores músicos de rock da época.

FOTO DO DIA

Câmara Municipal de Porto Velho. Foi a segunda Câmara (então chamada “Conselho”) no hoje Estado de Rondônia, porque em 1912 foi empossada a primeira, em Santo Antônio do Madeira (MT) que em 1943 foi absorvido pelo Território Federal. Instituída em 1915, a Câmara portovelhense começa seus trabalhos em 1915, quando da posse do primeiro prefeito (superintendente) e vereadores (intendentes), todos nomeados; já em 1916 houve eleição, sendo todos empossados em janeiro de 1917. Seguindo-se eleições conforme o calendário político do município então pertencente ao Estado do Amazonas, até que foi fechada logo após a revolução tenentista de 1924, só reabrindo em 1969, por decreto do presidente   Emílio Médici, mas o prefeito continuava nomeado, até 1985 quando voltou a eleição do prefeito de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)