Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS DO LÚCIO: ZORANDO, O ADVOGADO E O VADE MECUM


HISTÓRIAS DO LÚCIO: ZORANDO, O ADVOGADO E O VADE MECUM - Gente de Opinião

HISTÓRIAS DO LÚCIO
Lúcio Albuquerque, repórter

ZORANDO,O ADVOGADO E O VADE MECUM

Os primeiros tempos da Assembleia Legislativa foram difíceis para todos: deputados, grande parte sem nunca ter tido qualquer atividade pública, e nenhum como deputado, passando pelos funcionários e chegando até ao corpo técnico, como a área jurídica da Assembleia.

Dentre os eleitos alguns tinham experiência parlamentar, como Amizael Silva, Cloter Mota e João Dias, da Câmara Municipal de Porto Velho e Heitor Costa que tinha sido vereador no interior de Minas.

O corpo jurídico tinha advogados que mal haviam concluído os respectivos cursos de Direito, e várias vezes o Zorando comentou comigo que tinha de resolver "situações primárias" porque os doutores não tinham experiência de trato da vida pública, ou....

Bom, um dia eu estou na assessoria de Imprensa da Assembleia quando o Zorando me chama lá na sala dele e me recebe com uma risada forte, mas com sinais de frustração. Depois de se acalmar contou:

"Você sabe o que é vade mecum?". Eu sabia poque depois de tantos anos como repórter era comum ouvir a citação.

"Você acredita que acabei de ligar para a Procuradoria Jurídica pedindo que me trouxessem um vade mecum e a pessoa que atendeu, dizendo-se advogado, e respondeu que o "Vade Mecum" não tinha chegado, e que tão logo chegue vai mandar ele vir aqui?".

Não dava para não rir. Para quem não conhece a expressão, vade mecum é uma expressão latina que significa "vai comigo" e, na área do Direito, pelo que o Zorando me explicou, "qualquer aluno de 1º ano sabe o que seja", uma espécie de livro-referência na área Jurídica.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)