Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Histórias do Lúcio (XII) - Do Teixeirão


         DO TEIXEIRÃO 

1. Governador Jorge Teixeira vai à Assembléia Legislativa onde, mesmo destratado pelo deputado Tomás Correia, o trata por 'Vossa excelência', 'Senhor deputado', 'Meu particular amigo', e por aí afora. Na saída um assessor comenta: 'Gostei, chefe, só não concordo do senhor chamar o Tomás de 'particular amigo' porque ele foi grosseiro'.

Teixeirão, já retomando seu comportamento normal responde: 'Ora, a minha vontade era chamar o Tomás de filho da p., mas o momento não permitia'.

Na sessão seguinte, apesar da imensa maioria que o PDS tinha em plenário, Tomás apresenta moção de repúdio a Teixeirão. E, pela desatenção dos deputados, a matéria é aprovada com os votos dos governistas.

Advertidos pelos jornalistas da matéria (a votação foi naquela base do: 'Os que estiverem a favor fiquem como estão, os contra se identifiquem', e como ninguém se mexeu, a coisa passara), os governistas tentaram mudar o resultado, mas ele já fora encerrado, enquanto o Tomás ria muito  dos adversários.

2. Em Rio Branco, a deputada Iolanda Fleming, que ao assumir o Governo do Acre invadiria a região da Ponta do Abunã, iniciando a pendenga que durou mais de 10 anos sobre aquelas terras, estava irritada com o governador Joaquim Macedo. 'Ele (Macedo) não está com nada. Poderíamos trocar com Rondônia, trazendo o Teixeirão e mandando em troca o Macedo, com um pedido de desculpas'.

3. Outra recomendação de não publicar para evitar que isso causasse problema, foi do próprio Teixeirão. Era tempo em que todos estávamos empenhados em conseguir apoio para a transformação de Rondônia em Estado, e o deputado federal paranaense Ítalo Conti disse que isso não era possível, apontando uma série de fatos que, conforme ele, impediam a autonomia.

Por telefone, Teixeirão fala de Ítalo: 'Este Ítalo é um imbecil, um paspalhão, eu sei bem onde enfiaria o diploma de deputado que ele tem'.

Meia hora depois Teixerão liga: 'Lúcio, esquece aquela frase, porque se for publicada pode nos atrapalhar'.

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 22 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 22 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – Por iniciativa do jornal Alto Madeira, um grupo de cidadãos realiza o I Censo Infantil de Porto Velho.1940 – Nordestinos vindos para os

O DIA NA HISTÓRIA 21 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 21 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA 20 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 20 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1870 – O imperador D. Pedro II concede ao coronel George Earl Church autorização para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Ma

O DIA NA HISTÓRIA 19 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 19 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, mais ta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)