Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Histórias do Lúcio (X)


DOUTORES

No livro  'Dona Flor e Seus Dois Maridos', a mãe da personagem central não gostou da filha, viúva, ter casado novamente com um bioquímico. E o citava apenas como 'doutor de pé quebrado', uma depreciação muito injusta para com os profissionais daquela área.

Lamentavelmente alguns cidadãos, concluindo cursos de bacharelado acabam sendo chamados 'doutor' talvez mais pelo costume do que, realmente pelo que representam. Conheço algumas histórias, uma delas, essa aí:

O Zorando Moreira, que implantou o setor legislativo da nossa Assembléia, era o diretor do Departamento Legislativo da ALE, e um dia ligou para a Procuradoria sendo atendido por um dos advogados do quadro da Casa.

'Pedi que ele fizesse uma determinada consulta ao Vade-Mecum, para que eu pudesse dar parecer a respeito de um determinado assunto do meu setor, um fato normal no nosso trabalho', lembra Zorando.

Zorando esperou um tempo enquanto o doutor advogado foi buscar o que foi pedido. Cinco minutos depois, achando que teria sido mais fácil e gasto menos tempo se tivesse ido ele mesmo em busca da informação, recebeu a resposta.

'O meu colega advogado retornou e, na maior cara de pau, o camarada perguntou quem era esse tal de 'vade-mecum'. Eu larguei o telefone e fiquei rindo de tanta asneira', conta Zorando.

Para quem não sabe, Vade-Mecum é, na realidade uma publicação técnica usada pelos advogados, juízes, bacharéis, desembargadores,  espécie de bíblia para  os profissionais de Direito

Contado a história, Zorando  ria muito, mas lembra que, na hora, ficou decepcionado.

Para algumas pessoas, pelo simples fato de serem tratadas por 'doutor', isso lhes parece poder se situar acima dos profissionais de outras áreas. Eu, mais o Ciro Pinheiro e o Paulo Ayres éramos membros de uma comissão que vinha fazendo checagem de documentos dos filiados ao Sindicato dos Jornalistas. Chego ao gabinete do prefeito e encontro lá um advogado que me chama reservadamente.

Depois dele fazer o que detesto, me bajular dizendo que conhece meu trabalho e ficar me elogiando, ele dá o bote: quer nada mais nada menos que eu lhe consiga uma carteira de jornalista.

'Não tem problema, doutor - respondo, eu consigo isso sem qualquer dúvida e quero que o senhor apenas me faça uma gentileza em troca'. O cara, todo animado, pergunta o que quero e respondo: 'O senhor me dá uma carteira de advogado'. Pra que eu disse isso. O cara subiu nas tamancas:

'Respeite minha profissão'. Aí eu aproveitei o gancho: 'Porra, se você não respeita a minha, como quer que eu respeite a sua?'. Até hoje, mais de 20 anos depois, o doutor advogado quando me vê fecha a cara.

Qualquer dia conto não apenas o 'milagre', mas o 'santo'também.

Fonte: Lúcio Albuquerque - jotalucio@bol.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)