Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS (da gente) DE RONDÔNIA (3) - Equipe esportiva G-35 e sua participação na história da tv em Porto Velho


Zé Ribamar, entre os jornalistas Miguel Silva e Wilton Guedes - esses dois já falecidos - no estúdio da TV-Cultura - Gente de Opinião
Zé Ribamar, entre os jornalistas Miguel Silva e Wilton Guedes - esses dois já falecidos - no estúdio da TV-Cultura

Em  1974 o governador Marques Henriques, fanático por futebol, queria ver os jogos da seleção brasileira na Copa da Alemanha. Conseguiu, conforme conta a historiadora Sandra Castiel (TV-Cultura canal 11), junto à Rede Globo, a instalação de uma repetidora em Porto Velho. O texto a seguir é do jornalista José Ribamar, sobre a participação da equipe de esportes da Rádio Caiari (equipe G-35) naquela emissora – que funcionou até a entrada da TV-Rondônia, em setembro do mesmo ano.

EQUIPE ESPORTIVA G-35 E SUA PARTICIPAÇÃO NA HISTÓRIA DA TV EM PORTO VELHO

José Ribamar (*)

Quero iniciar este trabalho agradecendo ao Amigo Lúcio Albuquerque, cuja coluna “O DIA NA HISTÓRIA”, leio diariamente, e, confesso, tenho aprendido muito, sobre importantes acontecimentos da História  de Porto Velho, de Rondônia, do Brasil e do Mundo. Obrigado pelo espaço que colocou à minha disposição, para justamente,  também falar de História. Aliás, este registro que irei fazer, já deveria ter sido feito há muito tempo. Afinal de contas ocorreu em Junho/Julho de 1.974, portanto, há 46 anos passados. 

Calma meus Amigos, não se trata simplesmente  de saudosismo , pois como Vocês já puderam notar no Título   da matéria, vou falar um pouco sobre a EQUIPE ESPORTIVA G-35,  da nossa querida Rádio Caiari de Porto Velho, que teve sim, importante participação na história da TV CULTURA, a Primeira emissora de Televisão da Capital de Rondônia, que se tornou realidade, graças ao excelente trabalho do então Governador Marques Henrique, e sua dinâmica e competente equipe,  designada por ele, para o cumprimento deste  objetivo,  tão aguardado pela população da Cidade. Não vou citá—los nominalmente, para não correr o risco de cometer injustiça, esquecendo o nome de alguém. Mas tenham certeza, merecem o nosso reconhecimento pelo importante trabalho realizado. 

Era a Copa do Mundo de 1.974, na Alemanha, onde se destacou a Holanda de Jonham Cruyft, , a chamada Laranja Mecânica, com sua forma diferente de jogar, e  que lhe rendeu o nome de Carrossel Holandês. O Brasil, tri-campeão em 1.970, no México, já não tinha Pelé para comandá-la dentro de campo, e acabou não resistindo aos holandeses, perdendo por 2 x 0 nas semi-finais.

Porto Velho, como sempre, iria acompanhar os jogos da Copa pelo rádio, pois ainda não havia uma emissora de TV em Rondônia. Foi aí então que, como já frisamos acima, o Governador Marques Henrique, contando com o brilhante desempenho de sua equipe de trabalho, presenteou a População de Porto Velho com a TV CULTURA, que apresentava o VT dos jogos da Copa do Mundo. Sim, ainda não era transmissão ao vivo, mas finalmente, o portovelhense podia assistir as partidas pela televisão e ver os jogos que o rádio havia transmitido no dia anterior. 

E é aí onde começa  a participação da equipe esportiva G-35, da Rádio Caiari na TV Cultura.   Seus componentes, em número de seis, José Ribamar, João Dalmo, Miguel Silva, Elvestre Johnson, José Wilton e Walmir Miranda, apresentavam o  programa Telebol, à noite ,  onde opinavam e debatiam sobre a Copa do Mundo, principalmente, é claro, sobre o desempenho da Seleção Brasileira.

Dividimos a Equipe em duas, formada por três componentes cada uma, pois não havia uma bancada  com capacidade suficiente  para todos, e também , por ser uma forma mais racional , onde os participantes teriam mais tempo e oportunidade de apresentar seus argumentos e informações.

Eu, José Ribamar, narrador esportivo, Miguel Silva comentarista e José Wilton, repórter, levamos ao telespectador da TV Cultura, a linguagem descontraída do rádio para os programas que apresentávamos, o mesmo acontecendo com o outro trio formado por João Dalmo, Walmir Miranda e Elvestre Johnson. 

E assim foi até o encerramento da Copa do Mundo de 1.974, vencida pela Alemanha, que derrotou a surpreendente Holanda por 2 x 1, na decisão.   

Faço questão de registrar essa participação da Equipe Esportiva G-35, da Rádio Caiari, porque faz parte da História da Primeira Emissora de Televisão de Porto Velho. E não poderia ficar no esquecimento, já que  corria esse risco. Sim, pois dos nomes citados , nossos queridos amigos   José Wilton, Walmir Miranda E Miguel Silva,  já partiram para a Eternidade. Se houvesse mais demora, possivelmente não sobraria ninguém para contar essa parte da História, que simplesmente ficaria no esquecimento.

 Nós fizemos parte dessa História. Nós vivemos esse momento tão marcante na História da Comunicação de Rondônia. E foi tão positiva que, meses depois, em setembro daquele mesmo ano, 1.974, com o surgimento da TV RONDÕNIA, grande parte dessa equipe também estava lá. Primeiro João Dalmo e posteriormente Miguel Silva, José Wilton e este amigo José Ribamar. Mas aí já é outra história. 

               Um grande Abraço a todos, e até a próxima oportunidade.

(*) – José  Ribamar, carinhosamente chamado de “Garganta de Ouro”, foi da equipe de esportes da Rádio Caiari, narrou diversas conquistas do futebol rondoniense e fez várias transmissões fora do Estado. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, mora em Natal (RN)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE JANEIRO!

RONDÔNIA: – Em 1942 – O 2º tenente reformado da Marinha, Emiliano de Melo Sampaio, instala em Porto Velho a Agência da Capitania dos Portos à Rua Barã

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia do Lavador de Carros. Dia do Manobrista de Carro. Ano Novo – para os sérvios orto

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE JANEIRO! RONDÔNIA

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE JANEIRO! RONDÔNIA

1873 – O Imperador D. Pedro II assina o decreto 5.024 abrindo a todas as Nações o tráfego no Rio Madeira.Em 1961 - O presidente JK inaugura em Cuiabá

O DIA NA HISTÓRIA - BOM  DIA 12 DE JANEIRO! RONDÔNIA

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE JANEIRO! RONDÔNIA

Em 1945 – O Ministério da Guerra cria com sede em Porto Velho a  2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de auxiliar na abertura de uma est