Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Historiadores debateram data do Território na Escola


Com participação de historiadores, jornalistas, professores e estudantes de faculdades da capital, a Escola do Legislativo realizou na noite de terça-feira, 13, um debate sobre a importância da criação do Território Federal do Guaporé, incluindo uma apresentação de fotos da visita do presidente Getúlio Vargas a Porto Velho em 1940.

A apresentação da série de fotos da visita de Vargas foi feita pela professora Odete Marão que ressaltou a importância da criação do Território para que o Governo da União se voltasse para a região.

“A realização desse tipo de evento é um programa que a Assembléia Legislativa desenvolve, visando resgatar nossa História, promover a discussão de temas de interesse comum e, também, realizar a troca de experiências entre os que pesquisam a caminhada de formação do povo rondoniense”, disse o diretor-geral da Escola.

Como debatedores estiveram os historiadores Abnael Machado de Lima e Dante Fonseca e o folclorista José Monteiro, com todos lembrando ser importante que os fatos históricos da região sejam discutidos e melhor divulgados especialmente para a população mais jovem.

O historiador Esrom Penha de Menezes, a cujo acervo pertence as fotos da visita de Vargas, lembrou detalhes da criação do Território do Guaporé, destacando a influência que teve a ferrovia Madeira-Mamoré. O secretário estadual da Cultura, Antonio Ocampo, lembrou a saga dos que deixaram suas terras e ajudaram a construir o Território, “assim como aqueles que agora estão construindo o Estado”.

O vice-presidente da Academia de Letras de Ji-Paraná jornalista João Vilhena  lembrou ser importante “não deixar cair no limbo do esquecimento os fatos da nossa formação, porque isso vai atentar contra a cidadania e a idéia de formação do nosso povo”.


Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

Três fatos no comentário

Três fatos no comentário

         APOIO AO PAPA - A Rádio Caiari, creio que toda rede católica de rádio esteja fazendo o mesmo, está com uma campanha de apoio ao papa Francisc

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

A Orquestra "Villa \|lobos" de Porto Velho, com apoio do Sicoob, inicia hoje, às 10 horas, com apresentação  especial a crianças e funcionários do hos

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa

Faleceu na noite de ontem, dia 2 de outubro, o escritor Cláudio Batista Feitosa, membro da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira número

Há dois anos o melhor historiador e a melhor escola de jornalismo fecharam as portas

Há dois anos o melhor historiador e a melhor escola de jornalismo fecharam as portas

RONDÔNIA PERDE SEU MAIOR HISTORIADOR –o Alto Madeira deixa de circularUma história de amor por Rondônia foi encerrada, mais de 100 anos depois de com