Segunda-feira, 9 de março de 2026 - 07h55

Depois de esgotar os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e suas instalações, em forma de comodato, “a única saída que tivemos foi colocar a mais antiga quadra desportiva coberta de Rondônia, a do Flamengo, à venda, porque não temos como recuperar e muito menos reconstruir”.
Ao narrar o drama que foi a busca de apoio para repor em funcionamento o local que já abrigou grandes disputas locais e jogos interestaduais, a sensação de vazio e até o desprezo histórico, o engenheiro Cláudio Vidal, presidente do Flamengo da Arigolandia deixa claro que cansou de lutar.
Vidal, que foi atleta de futebol do Flamengo, diz que o único que deu sinais de ajuda, e fez o que pode, foi o ex-vereador Zequinha Araújo que conseguiu aprovar uma lei na Câmara Municipal, sancionada pelo então prefeito Hildon Chaves, mas na hora de acertar o contrato o comodato, alegou que o prédio é particular e isso impediria a prefeitura de atender à demanda. “Mas quando fui à Procuradoria do município o procurador negou o impedimento”, disse Vidal.
“Fui em busca de apoio do governador Marcos Rocha, e apesar do compromisso de sua esposa e deputada estadual, não foi além disso. Na campanha de 2024 procurei os dois principais candidatos. No caso do atual prefeito Leo Moraes ele nem deu atenção, e um assessor dele chegou a dizer que isso era em razão de eu estar na campanha da adversária Mariana Carvalho.
O presidente Vidal explica que cada uma etapa de todo o processo sempre esteve respaldado por votação favorável da Assembleia Geral, incluindo com avaliação de custos da obra e proposta de comodato por oito anos. “Hoje tenho certeza de que só um investidor privado poderá nos ajudar a recolocar a quadra, como sempre foi, à disposição da nossa juventude”.
O CLUBE

Criado por um grupo de desportistas, muitos deles flamenguistas “de carteirinha”, o Flamengo da Arigolandia surgiu sob liderança do mecânico Eduardo Lima e Silva, o “seu” Dudu com apoio de desportistas como o ex-goleiro Carlos Alberto, o jornalista e membro do Conselho Regional de Desportos João Tavares, atletas como Pirralho e Walter Santos.

Fundado em 1955 o Flamengo local teve maior destaque entre 1970 à segunda metade dos anos 1980, com destaque nos Campeonatos Rondoniense de: 1956, 1960, 1961, 1962, 1965, 1966, 1967, 1982, 1983 e 1985.
No esporte de quadra o Flamengo foi campeão estadual de voleibol e também brilhou no handebol, campeão estadual feminino em 1980.
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais
A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA - Ninho de campeões espera a melhor oferta
“A quadra do Flamengo está à venda”. Ontem pela manhã o grande nome do vôlei rondoniense, que liderou a primeira conquista nacional do esporte do entã

NO MUNDO DOS ESPORTES - Hoje tem Fera da Zona da Mata x Jaconeros
GUAPORÉ (RO) X JUVENTUDE (RS)O Guaporé (de Rolim de Moura), depois de eliminar o Galvez (AC), vai ter um “osso duro de roer” nesta quinta-feira contra
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)