Domingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Falece o líder político Claudionor Roriz


Falece o líder político Claudionor Roriz - Gente de Opinião
 

O médico e líder político Claudionor Couto Roriz, que foi senador por Rondônia (1083/1987), faleceu ontem (16) em Fortaleza, onde fazia tratamento de um problema de saúde que o imprtunava há algum tempo.

Nascido em Jardim, município cearense, Claudionor Roriz veio para Rondônia em 1970, instalando-se como médico em Vila Rondônia (atual Ji-Paraná), onde começou a clinicar, sendo responsável pela instalação do primeiro hospital na nascente vila de Ouro Preto do Oeste.

Já àquela época deu sequência à vida política que exerceu no Ceará e no Paraná, assumindo a liderança no eixo da rodovia BR-364 do Movimento Democrático Brasileiro, tornando-se amigo do então deputado federal Jerônimo Garcia de Santana, até que em 1982 foi cooptado pelo governador Jorge Teixeira, depois que este cumpriu a promessa de construir um hospital em Ji-Paraná, ingressando então no Partido Democrático Social, o PDS.

Em 1982 Claudionor Roriz foi eleito presidente regional do PDS, e no mesmo ano candidato indicado por Teixeira para ocupar uma ds três vagas que o partido elegeu para o Senado Federal, onde aparentemente ele não se adaptou, preferindo aceitar o convite do prefeito José Bianco para assumir a secretaria municipal de Saúde ji-paranaense, citado então como o primeiro caso de um senador que se licenciava para assumir uma secretaria municipal.

Em 1985, de volta ao PMDB, foi considerado om principal arquiteto da vitória do advogado Jerônimo Santana, para a prefeitura de Porto Velho.

A morte de Claudionor Roriz foi comentada em Porto Velho, sendo que no PMDB, o secretário geral da legenda, advogado José Luiz Lenzi fez questão de destacar a importância de Claudionor Roriz na fase inicial do Estado, e na afirmação política depois. “Perdemos não apenas um amigo mas, também, uma pessoa que deu muito de si a favor do Estado”, resumiu outro dirigente peemedebista, o presidente em exercício Tomás Correia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 21 de julho de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 21 de julho de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – 1) O capitão Rondon chega a Ariquemes, em inspeção dos postos telegráficos implantados por sua equipe (1907/09). Esperado em uma semana

O DIA NA HISTÓRIA 20 de julho de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 20 de julho de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – Todos órgãos públicos de Santo Antônio (MT) passam a funcionar num único prédio (prefeitura, uma escola e o quartel da Polícia).1947 –

O DIA NA HISTÓRIA 19 de julho de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 19 de julho de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1917 – O consulado português em Porto Velho não recebeu dos organizadores, a doação de 1,5 contos de réis, doação feita pela colônia portugu

O DIA NA HISTÓRIA 18 de julho de 2024 BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 18 de julho de 2024 BOM DIA!

RONDÔNIA1943 – Falta “carne verde” em Porto Velho e alguns moradores abate seus porcos, mas a quantidade é insuficiente, devido a demanda.1950 – No Co

Gente de Opinião Domingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)